AMARANTE

Piauí

Wellington trata com o Fida sobre operação de crédito para o Piauí

Avatar

Publicado em

Piauí


O governador Wellington Dias se reuniu, por videoconferência, nesta quinta-feira (6), com a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, e representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), instituição parceira do Piauí em projetos importantes como o Viva o Semiárido e Projeto de Geração de Emprego e Renda (Progere).

Na reunião, foi discutido um projeto de criação de barragens nos rios da região do semiárido para acumular água para o período de seca. “Temos uma operação de crédito com o Fida, que é um fundo vinculado à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), social e ambiental e tem por objetivo garantir que tenhamos, por exemplo, um conjunto de pequenas barragens nos rios do semiárido. Já temos exemplos bem-sucedidos, como a Barragem do Marrecas e do Rio Piauí, a ideia é ter sucessivos barramentos que, no período chuvoso, acumulam água e no período mais seco soltamos a água das barragens”, explicou Wellington Dias.

O projeto atenderá tanto às necessidades do meio ambiente como dos agricultores. “As barragens também terão a função de garantir a umidade do semiárido suficiente para recuperar mata ciliar e ajuda a repor o lençol freático, além de permitir a produção da população ribeirinha, voltada a trabalhar com irrigação, com reflorestamento e agricultura. Vamos aprofundar a calha dos rios em alguns pontos para a piscicultura e permitir o abastecimento necessário de povoados, assentamentos e cidades à margem desses rios. É um projeto que tem uma parte que é operação de crédito e outra é do Fundo Mundial do Clima, ou seja, uma compensação ambiental com o nosso estado”, ressaltou governador.

Leia Também:  Ellen Gera trata com supervisores sobre reativação de Grêmios

Wellington frisou que o projeto será modelo para outros estados do Nordeste. “Esse projeto é um modelo, um parâmetro para um projeto maior com os estados do Nordeste na Câmara Técnica da Agricultura Familiar e do Meio Ambiente, no qual, nesta sexta-feira (7), teremos uma agenda já para aprovação do projeto da Câmara Técnica da Agricultura Familiar e instalação desse grupo de trabalho para completar o projeto nessa área ambiental”, afirmou Dias.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Detentos contribuem com manutenção de unidades penais por todo o Piauí

Avatar

Publicados

em


O uso da mão de obra de detentos no sistema prisional é uma realidade nas 17 unidades penais do Piauí. Na Penitenciária Irmão Guido, localizada na BR 316, em Teresina, cerca de cem internos trabalham diariamente em serviços de manutenção do local.

Dentre as ações, a limpeza da unidade, desde os corredores às caixas de gordura, trabalhos de eletricidade, metalurgia, reformas estruturais e pinturas, além do auxílio no preparo das refeições para os próprios internos e servidores.

Para o gerente da unidade penal, o policial Giancarlo Oliveira, todos os trabalhos possuem importância para o melhor desenvolvimento da unidade. “Muitos deles ainda não têm um ofício, se têm, acabam aprendendo outro. Temos em média 100 internos trabalhando e todos esses trabalhos têm suas devidas importâncias. Todos proporcionam à unidade ser mais eficaz, além de ocupar os internos e garantir aprendizado e a remição das penas”, disse o gestor.

Fonte: Ascom Sejus
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Missão do Banco Mundial avalia como positiva a execução de projetos no Piauí
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA