PIAUÍ
Wellington terá reunião com novo ministro da Saúde nesta sexta (26)
PIAUÍ

O governador Wellington Dias agendou uma reunião para esta sexta -feira (26), entre o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os representantes do Fórum de Governadores do Brasil, para tratar de um plano nacional de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
“O ministro Queiroga acabou de assumir e temos uma condição de ter um ministro que tem uma formação pela ciência, é um médico, e queremos trabalhar medidas preventivas até a Semana Santa. Colocarmos também na pauta esse SOS na rede hospitalar, para trabalhar integrado municípios, estados e governo federal, em ações preventivas com a comunicação integrada e a garantia de atendimento para kit intubação, oxigênio e medicamentos”, explicou Dias sobre a pauta.
De acordo com o governador do Piauí, o plano nacional deve estabelecer toda uma ordem de prioridade nas ações e deve ser focado principalmente nas vacinas. “O ministro tem o compromisso de alcançar a marca de 1 milhão de vacinados por dia. Nós vamos estar juntos. Queremos garantir o compromisso de uma meta como essa e quem sabe alcançar 2 milhões de vacinados por dia. Agora é essa passagem para que possamos sair desse colapso da rede hospitalar, mas na perspectiva desse trabalho conjunto até a Semana Santa garantir as condições de salvar vidas”, disse Wellington.
Reunião com governadores
Nessa quinta-feira (25), os governadores do Nordeste estiveram reunidos de forma remota para unificar um posicionamento sobre a data da celebração do contrato de vacinas com o Ministério da Saúde, após a mudança do ministro . “Vamos dar toda a prioridade para completar a entrega da documentação para a autorização do uso da vacina Sputnik V para se somar às outras vacinas já aprovadas para o Mais Vacina, trabalhar mais vacinação”, disse Dias.

PIAUÍ
Saúde amplia distribuição de insulinas para pacientes atendidos na Atenção Básica

Os municípios piauienses ampliarão a distribuição de insulinas para pacientes portadores de Diabetes tipo 1 e 2, na Atenção Básica. As insulinas, em forma de canetas aplicadoras, começam a ser entregues aos municípios neste mês de abril, atendendo metade dos pacientes cadastrados. Antes, eram 30% dos pacientes.
O público preferencial para receber as canetas e agulhas é de pacientes com Diabetes tipo 1 ou 2, com idade igual ou menor que 19 anos ou com 50 anos ou mais. No entanto, cabe aos municípios adotarem suas estratégias de dispensação, de acordo com a realidade local e para melhor cobertura de saúde.
Rhilder Reis, coordenador do Componente Básico, da Diretoria Assistência Farmacêutica (DUAF), explica que as canetas aplicadoras de insulina têm como principal vantagem a melhoria da qualidade de vida do paciente. “Elas proporcionam mais facilidade no transporte e aplicação da insulina, diminui o incômodo no momento da aplicação e melhora a adesão ao tratamento. Por conseguinte, há também melhora no controle das taxas glicêmicas do paciente diabético”, afirma.
As secretarias municipais de Saúde já receberam a nota técnica da DUAF, com as informações para a dispensação das insulinas. A expectativa é que ainda este mês, os municípios recebam as insulinas para imediata distribuição aos pacientes.
-
Notícias de Amarante7 dias atrás
Família se recusa internar paciente em Amarante após exame da Covid-19; hospital emite nota
-
Câmara de Amarante7 dias atrás
Câmara de Amarante empossa suplente de vereador, José Itamar
-
Notícias de Amarante6 dias atrás
Tio do prefeito de Amarante morre vítima da Covid-19: “Meu segundo pai”, disse Diego Teixeira
-
Notícias de São Francisco do MA4 dias atrás
São Francisco do Maranhão lamenta a morte de Maria de Lica por Covid-19
-
Notícias de Amarante3 dias atrás
Polícias Civil e Militar fazem abordagens e apreensões em Amarante durante a madrugada
-
SAÚDE7 dias atrás
Internações e mortes de idosos caem no Rio com vacinação
-
Câmara de Amarante6 dias atrás
Servidores da Câmara de Amarante testam negativo para a Covid-19
-
SAÚDE6 dias atrás
Covid-19 : “situação está longe do fim”, diz presidente da Anvisa
Você precisa estar logado para postar um comentário Login