AMARANTE

Educação

TRF3 mantém decisão que negou adiamento do Enem

Publicado em

Educação


O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve hoje (14) a decisão da primeira instância da Justiça Federal em São Paulo que negou um novo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dois próximos domingos (17 e 24).

O desembargador Antonio Carlos Cedenho negou recurso da Defensoria Pública da União (DPU). O órgão voltou a argumentar que as medidas sanitárias para a realização do exame não são suficientes para impedir o contágio por covid-19, diante do avanço recente nos números da pandemia.

O magistrado entendeu, contudo, que as medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) são capazes de minimizar o risco à saúde dos participantes.

“Diferentemente das circunstâncias do primeiro adiamento, a prova vem cercada de todas as medidas sanitárias, segundo as recomendações das autoridades de saúde”, disse Cedenho. Segundo o desembargador, as circunstâncias do exame permitem um maior controle sobre o risco de contágio.

O magistrado ressaltou que, depois do primeiro adiamento, anunciado em maio, o exame foi marcado para janeiro após consulta a professores e alunos de ensino médio, e que os participantes se preparam há meses para a nova data. Cedenho acrescentou que o Enem representa um interesse público de “difícil postergação”, assim como representaram as eleições municipais realizadas em novembro.

Leia Também:  Escolas estaduais produzem material impresso para alunos sem internet

“Similarmente às eleições para prefeitos e vereadores, o Enem sintetiza um interesse público de difícil postergação, que condiciona o acesso ao ensino superior (Portaria nº 468/2017 do MEC), num país historicamente marcado pelas dificuldades de educação”, afirmou o desembargador.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), na qualidade de terceiros interessados, haviam se manifestado favoráveis ao adiamento do exame. Outro argumento usado pelas duas entidades foi a concorrência desleal causada pela desigualdade social no acesso ao ensino médio durante a pandemia.  

Na noite de ontem (13), a Justiça Federal no Amazonas suspendeu a realização do exame no estado enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governador Wilson Lima.

Edição: Nádia Franco

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Tenha um diferencial na sua carreira, faça um upgrade na Avante Educacional

Publicados

em

Venha estudar em uma instituição de qualidade, com excelentes professores, compromisso e respeito, buscando cada vez mais transmitir uma experiência incrível aos seus alunos para que possam transformar conhecimento em ação essa é a missão da Avante Educacional: poder contribuir para uma educação transformadora, gerando um novo olhar a sua volta, aberto a novas possibilidades.

O aluno tem a oportunidade de vivenciar momentos de muita interação, aprendizado, trocas de experiências, expandir sua rede de contatos fazendo networking, tendo a oportunidade de realizar estágio nas instituições parceiras.

Além de usufruir dos benefícios educacionais o aluno Avante Educacional tem descontos nos produtos/serviços das empresas parceiras.

Está esperando o quê para iniciar sua Graduação em Pedagogia ou fazer um dos cursos de Pós-graduação.

Estamos com cursos disponíveis para segundo semestre 2021.2

▫️Iniciar sua Graduação em Pedagogia no semestre de 2021.2 você ganha uma Pós-Graduação

Pós-Graduação em:

▪️Docência do Ensino Superior ;
▪️História do Brasil;
▪️Psicopedagogia Institucional e Clínica;
▪️Educação Infantil, Alfabetização e Letramento;
▪️Serviço Social na Educação;
▪️Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing;
▪️Saúde Pública e Estratégia em Saúde da Família.

Leia Também:  Governador sanciona lei que concede descontos de até 30% nas mensalidades escolares

Além de cursos rápidos de aperfeiçoamentos

Para saber mais fale com um de nossos consultores e faça sua matrícula agora.

Conheça sobre o trabalho da Avante Educacional pelas redes socias @avante.educacional ou pelo 86 99474-8666.

Avante Educacional é parceira da Faculdade Malta.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA