Treinamento de mesários – Os mesários estão recebendo nesta quarta-feira (13) os treinamentos para atuarem nas eleições 2016, que vão acontecer no próximo dia 2 de outubro.
A primeira parte do treinamento, voltada aos que vão atuar na zona rural do município, aconteceu pela manhã; a segunda parte, prevista para as 14h, será voltada aos mesários que vão atuar na zona urbana.
O evento acontece na Câmara de Vereadores, em Amarante, sob a condução da chefe de cartório, Sara Lago, que está sendo auxiliada por técnicos de urna e demais profissionais do Cartório da 8ª Zona Eleitoral.
“A grande mudança este ano é a biometria. A expectativa é que não haja transtorno com os mesários porque as mudanças foram pequenas. Talvez a única dificuldade esteja relacionada à coleta dos dados na hora da eleição”, disse a chefe de cartório ao considerar que “a moçada” é experiente na condução dos trabalhos em eleições.
Para os treinamentos, a Justiça Eleitoral convocou apenas os presidentes e os primeiros mesários das 37 seções da 8ª Zona. A chefe de cartório assegura que a expectativa de participação foi atendida.
Esta é a primeira eleição em que os eleitores de Amarante vão votar com biometria.
No município, a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico foram iniciados em novembro de 2015 em solenidade aberta pelo desembargador e então presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Edivaldo Pereira de Moura.
Geração de mídias, cargas e lacres das urnas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), tem início nesta quarta-feira a geração de mídias, cargas e lacres para preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições 2016.
O prazo vai se estender até o dia 28 de setembro. Durante o procedimento, as urnas vão receber os cartões de memória com o nome, número, cargo, partido e fotografia dos candidatos que estão em condições de concorrer às eleições.