A Prefeitura de Amarante realizou na manhã desta quinta-feira (08) testes rápidos na Praça da Prefeitura por meio do programa Busca Ativa, do Governo do Piauí. A ação, que visa conter a disseminação do novo coronavírus – causador da Covid-19, foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde com o suporte da Vigilância Sanitária do município. O momento reuniu grande público, das 8h às 11h.
Os testes rápidos em Amarante tiveram como público-alvo coletores de lixo, frentistas de postos de combustíveis, vendedores ambulantes que atuam na BR-343, entregadores de alimentos, de bebidas e de gás na forma de delivery.
Profissionais da Saúde do Estado acompanharam os trabalhos em Amarante. O Busca Ativa – atualmente presente em 200 municípios do Piauí, foi criado em parceria com a Vice-Governadoria do Estado, e faz parte do programa PRO Social.
Em conversa com o Somos Notícia, a coordenadora da Atenção Básica de Amarante, Fátima Noleto, falou sobre a importância da testagem e da parceria com o Governo do Piauí.
“A gente conseguiu fazer essa testagem rápida em Amarante por meio de uma iniciativa da Prefeitura com o apoio do programa Busca Ativa. Nossa situação não é tão difícil porque uma das coisas que contribuíram muito foi o Decreto do prefeito, que de certa forma limitou o funcionamento dos estabelecimentos”, explicou Fátima Noleto.
A secretária municipal de Saúde, Claudiana Pereira, destacou a importância da ação aos profissionais que não podem deixar suas atividades durante a pandemia. “Essa foi uma preocupação nossa em buscar junto ao estado esse reforço, o que nos deu essa estrutura, vendo a necessidade desse público que precisa trabalhar e que, geralmente, adentra as casas para fazer o seu trabalho. São profissionais dos quais nós necessitamos do atendimento deles.”
Servidores de diversas empresas de Amarante, a exemplo da Nacional Gás, foram testados. “Sem dúvida, essa é uma grande iniciativa da gestão municipal e do governo do Estado. Essa ação, nos dá melhor condição de trabalho, pois lidamos diretamente com o público na modalidade delivery”, disse Glêdson Bezerra, da organização da empresa.
A Câmara de vereadores também esteve no local representada por membros da casa como os legisladores Francisquinho, Luan Brandão, Cinara Queiroz e o presidente da Casa – Sebastião Campelo.
O propósito dos vereadores, segundo Sebastião Campelo, é contribuir com a melhoria nas condições de saúde da população. “Estamos todos empenhados no sentido de contribuir e atender melhor a nossa população. Nós mobilizamos nossos vereadores porque esta é uma grande ação, e estaremos, sem dúvida, a favor do bem-estar do nosso município.”
Amarante dá um passo importante, é o que disse o vereador Francisquim – um dos idealizadores da parceria para realização da testagem rápida no município por meio do programa Busca Ativa.
“Está de parabéns o governador e o secretario de Saúde Florentino Neto, como também a nossa diretora Dília Falcão pela execução do programa. Por meio desse ofício a gente deu entrada com prefeito há mais de mês e fomos atendidos, mesmo com uma demanda tão grande em todo o estado. Só temos que agradecer porque são vários pedidos de municípios”, disse o legislador.
O programa Busca Ativa está em 200 municípios do Piauí com um total de 230 equipes em todo o estado. O governador Wellington Dias já distribuiu mais de 80 mil testes para ação do programa Busca Ativa, o que possibilitou o diagnóstico de mais de 10 mil casos positivos em todo o estado.
De acordo com a gerente da Atenção Básica do estado e também diretora do programa Busca Ativa, Dília Falcão, a intenção é identificar precocemente pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
“O objetivo da parceria é juntar forças do município com o Governo do Estado para que seja feito o rastreio precoce dessas pessoas como forma de possibilitar um êxito maior de cura. Caso surja alguém infectado, a gente encaminha para o Centro de Referência para ser avaliado pelo médico do município e acompanhado pela equipe. Nós seguimos nessa luta com o firme propósito de estabelecer ações preventivas. A população precisa apenas entender que ela também tem que fazer a sua parte”, explicou Dília Falcão.
O boletim Covid-19 dessa quarta-feira trouxe a informação de 08 casos confirmados em 24 horas e 10 altas médicas e 01 óbito ocorrido na comunidade Mimbó. A vítima, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tinha comorbidades.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post