Menu...

12 de dezembro de 2017

Torrent, P2P ou Magnet Link: Qual a diferença?


Hospital de Olhos

Muitos usuários confundem as funcionalidades de torrent, P2P e Magnet Link. Na verdade, os recursos têm características particulares, mas são importantes para os usuários que gostam de baixar e compartilhar arquivos na Internet. Curioso? Veja algumas dicas de como diferenciar os três.

 

Torrent 

O download de um torrent consiste em baixar vários fragmentos desse arquivo, vindos de diversos computadores interligados no mesmo link. Ou seja, quando o usuário baixa uma música ou um vídeo, por exemplo, diferentes pedaços são unidos no seu computador, capturados de outras máquinas que também estão fazendo o upload (seeders) ou download (leechers) dessa mídia.

É utilizado um servidor de mediação entre os usuários chamado de tracker, ou rastreador, para encontrar os arquivos e fragmentos, mas que não armazena essas mídias.Para isso funcionar, normalmente é utilizado um gerenciador, como o uTorrent ou o BitTorrent para fazer a transmissão. O usuário baixa um arquivo com extensão “.torrent” armazenado na rede, que é bem leve e contém dados do download, como a quantidade de pedaços do arquivo, título, endereço de compartilhamento e mais.

Com isso, o programa gerenciador faz o serviço de juntar essas partes em uma só. A disponibilidade e velocidade da conexão dependem do número de pessoas enviando e recebendo esses dados. Dessa mesma forma, ao mesmo tempo, você estará enviando e recebendo os trechos completos para outros computadores. Quando todos os fragmentos são baixados, o arquivo estará salvo no computador, podendo ser visualizado em um player ou demais softwares.

P2P

A conexão P2P (peer to peer) integra computadores ponto a ponto, em pares, nos quais as transmissões são diretas, nas quais cada usuário realiza a função de cliente e servidor ao mesmo tempo. Ou seja, se você tem uma pasta compartilhada com os usuários, eles poderão fazer o download dos arquivos. O mesmo ocorre com seus documentos buscados, sem um único servidor centralizado.

É transmitido o arquivo inteiro e o sistema costuma separar no HD do PC o espaço do arquivo, antes mesmo dele baixar, ao invés de receber os dados fragmentados, como no torrent. Uma vantagem do torrent ao P2P é que o download costuma ser mais rápido, já que é possível baixar trechos de várias máquinas ao mesmo tempo ao invés de aguardar que determinado usuário, que contenha o mesmo arquivo, esteja conectado.

Além disso, se a rede de compartilhamento estiver lotada, será necessário aguardar sua vez para conseguir baixar. Os próprios usuários da conexão P2P são responsáveis pela manutenção dos arquivos, velocidade de download e upload e mais. Exemplos de programas com conexão coletiva por P2P podem ser encontrados no Emule e Ares Galaxy.

Magnets Links

Os Magnets Links ( Links Magnéticos, em português) é um tipo de conexão que não precisa de um servidor web de intermédio no download. Ele pode ser encontrado em diversos sites como opções aos torrents, sendo indicado por um ícone com um “ímã”. A tecnologia elimina o arquivo “.torrent” baixado normalmente, contém os dados completos do arquivo e abre o download diretamente no seu programa de gerenciamento, como uTorrent, por exemplo.

O link é direcionado para a rede de compartilhamento e tem início com os itens “magnet:?xt=”. Isso acontece porque o usuário é conectado diretamente a outras pessoas que possuem o arquivo para baixar no computador. A tecnologia funciona como um P2P mais “avançado”, com melhor eficiência de busca nas máquinas, para simplificar a explicação. Os Magnets Links podem ser baixados pelouTorrent, Ares e demais gerenciadores com esse suporte.

O resultado é o mesmo: o arquivo final será salvo no seu computador e poderá ser aberto em um player ou demais programas.

Vale lembrar que qualquer tipo de conexão de arquivos compartilhados ou sem servidores certificados pode ocasionar o download de vírus, seja por torrent, P2P ou Magnet Links. Por isso, é importante manter o antivírus sempre atualizado. Para ajudar, confira a lista com opções gratuitas para Windows.

Fonte: TechTudo

Radar Financeira

Tags: , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE