3:11 pm - segunda-feira novembro 23, 1767

Segurança: WhatsApp passa a criptografar chamadas de voz e texto entre usuários

Edição e postagem: Denison Duarte, em 06-04-2016 13:31 | Última modificação: 06-04-2016 13:39
Hospital de Olhos

Criptografia no WhatsApp – Todas as conversações entre usuários do aplicativo WhatsApp, não importando se forem chamadas de texto ou voz, serão protegidas de acessos e interceptações de terceiros com criptografia de ponta a ponta.

A informação foi dada à imprensa por representantes do WhatsApp nesta terça-feira (5)

Até a decisão, somente as interações entre dois usuários eram protegidas.

Criptografia no WhatsApp – o comunicado

Ao enviar uma mensagem a qualquer usuário do aplicativo, o mesmo exibe o seguinte texto em uma tarja amarela: “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamada, agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta.”

“A partir de agora, quando você e seus contatos usam a última versão do aplicativo, toda chamada que você fizer e toda mensagem, foto, vídeo, arquivo e mensagem de voz que você mandar terá criptografia ponta a ponta como padrão, incluindo os chats em grupo”, diz o comunicado assinado pelos sócios Brian Acton e Jan Koum no blog do aplicativo.

Portanto, de acordo com os representantes do aplicativo, ninguém vai ter acesso às informações contidas nas conversas de quem utilizar a versão atualizada do WhatsApp, nem mesmo o WhatsApp.

“Mesmo que reconheçamos a importância do trabalho de aplicação da lei para manter as pessoas a salvo, esforços para enfraquecer a encriptação arriscam-se a expor informações das pessoas ao abuso de cibercriminosos, hackers e intromissão do Estado” diz o comunicado do aplicativo, que chega a comparar as interações realizadas através dele com “conversas face a face”.

A revista Wired assegura que a novidade somente está ativa para quem estiver com a versão atualizada do aplicativo, em qualquer plataforma (iPhone, Android, to Windows, ou até mesmo Nokias antigos.)

Edição e postagem: Denison Duarte

Com informações do clicrbs

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE