3:11 pm - sexta-feira novembro 24, 0389

Site da Anatel sai do ar após possível ataque hacker do grupo Anonymous

Edição e postagem: Denison Duarte, em 22-04-2016 14:16 | Última modificação: 22-04-2016 15:12
Hospital de Olhos

Anonymous em suposto ataque – No início da tarde desta sexta-feira (22), o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) saiu do ar.

A queda se deu depois de um dia que o coletivo hacker Anonymous fez incitações de ataques às principais operadoras do país. Segundo o coletivo, trata-se de uma retaliação ao anúncio da adoção de franquias limitadas para usuários de internet fixa.

A Anatel não se pronunciou sobre o ocorrido. O site voltou a funcionar por volta das 13h30.

Um vídeo foi publicado pelo Anonymous nesta quinta-feira (21) no Youtube declarando “guerra contra as operadoras”.

O grupo incluiu em um fórum de discussão conhecido como Pastebin, um passo-a-passo ensinando a realizar ataques de negação de serviços (DDoS). Trata-se do direcionamento de grandes volumes de acesso para um serviço, objetivando que ele fique inoperante, ou congestionado e não possa ser acessado.

Mensagem do Anonymous

“Este método é considerado por muitos de nós como uma forma de protesto, em outras palavras, é como se um monte de pessoas fossem em lojas das operadoras de telefones e impedindo o tráfego de pessoas nelas (sic)”, explica o Anonymous.

Segundo o G1, a cartilha com o passo-a-passo pode não ter relação com a instabilidade do site da Anatel. Um técnico da Agência afirmou que um DDoS foi a causa da queda do site.

Ele disse ainda que o site da Anatel vem recebendo uma grande quantidade de acessos nos últimos dois dias que “duram várias horas” depois do anúncio do sistema de franquias que as operadoras devem adotar.

“A maior parte dos IPs de origem são internacionais, provavelmente alguma botnet contratada para isso”, sugere o técnico, que relata picos de tentativas de acesso à página da ordem 40 Gigabits. O técnico confirmou ao G1 que o site caiu por volta das 12h da quinta.

Edição e postagem: Denison Duarte
Com informações do G1

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE