Menu...

12 de dezembro de 2017

9 dicas para quem está chegando ao Windows Phone


Hospital de Olhos

O Windows Phone ultrapassou o iOS, da Apple, em fevereiro deste ano e se tornou o segundo sistema operacional móvel mais usado no Brasil, atrás do Android. Ao passo que ganha adeptos, porém, a plataforma da Microsoft luta para melhorar sua imagem junto aos desenvolvedores, acostumados a deixá-la de fora da primeira leva dos aplicativos.

Se você optou recentemente por um aparelho com Windows Phone, dê uma olhada nas dicas abaixo, preparadas pela própria Microsoft para facilitar as primeiras experiências com o software. Confira.

Windows Live ID
Ao ligar um aparelho com Windows Phone pela primeira vez, é obrigatório o login ou criação de uma conta Windows Live ID, que pode ser @Hotmail.com, @Outlook.com, @Outlook.com.br, @live.com, conta Skype ou o email usado na conta Xbox. Este passo é necessário para segurança do usuário, para guardar os dados do telefone em um backup e também para permitir fácil integração com outros dispositivos Windows como tablets, PCs e Xbox. O Windows Phone permite fazer backup automático de agenda, fotos e vídeos em HD, mensagens de texto, aplicativos e configurações, assim, na trocar de aparelho, basta colocar o Live ID para restaurar todas as informações da conta sem a necessidade de baixar e instalar tudo novamente. Todas as informações ficam salvas de modo seguro no OneDrive, o serviço de nuvem da Microsoft.
 
Live Tiles
O Windows Phone permite total personalização dos Live Tiles ou Blocos Dinâmicos, os quadrados coloridos da home. É possível organizar de acordo com os aplicativos mais usados e também modificar o tamanho deles de acordo com a quantidade de informações que o usuário deseja. Por exemplo, deixar o app do Facebook logo na frente em tamanho grande, para visualizar as notificações sem a necessidade de abri-lo, e deixar o aplicativo do Twitter menor abaixo. A personalização de Live Tiles faz com que cada pessoa tenha um Windows Phone diferente de outro, mas caso haja a necessidade de buscar algum app utilizado com menor frequência, basta passar a tela para o lado que a lista completa de apps instalados está disponível em ordem alfabética.
 
Tarefas em Segundo Plano
Sempre que o usuário estiver executando um aplicativo, é possível tocar sobre o botão do Windows do aparelho e voltar para a home, no entanto, o aplicativo continua sendo executado em segundo plano e consumindo bateria. Para visualizar, alternar ou fechar os apps abertos, basta o usuário manter o toque por 3 segundos sobre o botão voltar, localizado ao lado esquerdo do botão Windows. Todas as aplicações abertas são apresentadas e é possível voltar para qualquer uma delas ou fechá-las pressionando o X. Para sempre fechar um aplicativo ao finalizar a atividade nele, o correto é tocar o botão voltar sem pressioná-lo, assim as fases anteriores são apresentadas até o fechamento completo.
 
Fotos
Todos os aparelhos Nokia Lumia disponíveis no mercado brasileiro  possuem um botão físico de acesso rápido à câmera. Mesmo com a tela bloqueada, basta pressioná-lo por 3 segundos para poder tirar fotos a qualquer momento. Após a captura, o compartilhamento em redes sociais, aplicativos, email, Bluetooth, NFC (caso o aparelho possua o recurso) e SMS é igualmente facilitado ao tocar sobre os três pontinhos (…) no canto inferior direito e selecionar a opção compartilhar.
Central de notificações
No Windows Phone 8.1 (por enquanto disponível apenas para o modelo Lumia 630 Dual-SIM, mas que em breve será disponibilizado para todos os WP8), a Microsoft implementou uma novidade que é muito importante e facilita a utilização do sistema operacional. Com a tela acesa, mesmo que bloqueada, é possível deslizar os dedos de cima para baixo e visualizar a central de notificações para acesso as últimas novidades e interações como mensagens de Whatsapp, SMS, chamadas, e-mails etc . É possível que o usuário escolha também até 4 botões de acesso rápido, como, por exemplo, Bluetooth, Wi-Fi, Modo Avião e travamento de rotação da tela para fixar na tela.
Streaming de música offline gratuito
Quem possui um Windows Phone 8 da família Nokia Lumia conta com alguns aplicativos e serviços exclusivos, como o MixRadio, uma rádio personalizável que possui mais de 30 milhões de músicas divididas em diferentes playlists para reprodução online e offline. O serviço favorece a descoberta de novas músicas e artistas que agradem ao gosto musical de cada usuário por meio do botão “O que eu gosto”, no qual é possível montar uma playlist nova e totalmente personalizada. Conforme você for ouvindo, é possível curtir cada música clicando no sinal de “positivo” para que músicas do mesmo estilo sejam incluídas na sua playlist e adicionar o artista na lista de favoritos para receber informações e conteúdo exclusivo. À medida que for classificando as músicas que gosta, o MixRadio vai reconhecendo o gosto musical do usuário e personalizando as futuras listas.
 
Navegação GPS guiada ponto a ponto por voz offline gratuita
Também entre as vantagens de ser um usuário Lumia está o recurso de mapas. Com o aplicativo HERE Drive, o usuário pode baixar gratuitamente os mapas do país onde comprou o aparelho e navegar tranquilamente com um GPS no celular. Caso o aparelho seja compatível com a versão HERE Drive+, a vantagem é válida para qualquer lugar do mundo, sendo possível baixar a qualquer momento um mapa de outro país, durante viagens, por exemplo, e navegar neles sem necessidade de conexão com internet.
Hub Pessoas
Depois de definir as contas sociais, o Windows Phone integra os perfis do Facebook, LinkedIn e Twitter para facilitar a comunicação e reunir todas as informações em um único lugar. Desta forma, ao adicionar alguém no Facebook ou salvar um novo contato na agenda, é possível unir todas as informações em um único lugar e acessar informações como email, telefone, fotos dos álbuns do Facebook e últimas atualizações das redes sociais facilmente. O usuário também pode criar grupos de contatos, como trabalho, amigos e família e fixá-los na home.
Aplicativos
Já são mais de 250 mil aplicativos na Windows Phone Store e encontrá-los na loja não é nada difícil. O usuário encontra várias listas divididas por categorias como “Top apps pagos”, “Top apps grátis”, “Negócios” etc. Além disso, os usuários de Nokia Lumia possuem acesso ao exclusivo App Social, um aplicativo que torna mais fácil a tarefa de descobrir aplicativos. Ao entrar com seu perfil, o usuário pode ver as listas e recomendações de apps de outros usuários, além de encontrar e criar listas específicas.

Fonte: Olhar Digital: 9 dicas para quem está chegando ao Windows Phone.

Radar Financeira

Tags: , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE