AMARANTE

Piauí

TCE-PI autoriza inspeção no sistema de transporte público de Teresina

Publicado em

Piauí


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou, na matéria de expediente da Sessão Plenária dessa quinta-feira (10), por unanimidade, solicitação da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) para realização do procedimento de inspeção no sistema de transporte público de Teresina, a fim de apurar as causas e as responsabilidades pela crise na operação do sistema.

A presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, durante a sessão, reforçou a importância e a prioridade da execução dessa inspeção, tendo em vista que já tramita na casa outros pedidos relacionados ao mesmo objeto, com pedidos do procurador do MPC, Márcio André; do Vereador de Teresina, Dudu; e do Conselheiro Substituto Delano Câmara.

O procedimento de inspeção tem no artigo 176 do Regimento Interno do TCE-PI seu embasamento, que diz que o Tribunal, no exercício de suas atribuições, realizará, por iniciativa própria ou por solicitação do Poder Legislativo, fiscalização nos órgãos e nas entidades sob sua jurisdição, com vistas a verificar a legalidade, a economicidade, a legitimidade, a eficiência e a eficácia de atos e contratos.

Leia Também:  Promoção Energia Em Dia já sorteou R$ 228 mil reais em prêmios por todas as regiões do Piauí

Ainda de acordo com o Regimento Interno, em seu artigo 194, são competentes para solicitar informações, auditorias e inspeções ao Tribunal, o Presidente ou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e os Presidentes de Comissões, quando por essas aprovadas. O Tribunal de Contas regulamentará a forma e os prazos de atendimento às solicitações de que trata esse artigo.

Após aprovação por unanimidade no Pleno e posterior publicação da decisão, o processo TC nº 009266/2021, que diz respeito à inspeção mencionada, será encaminhado para a Secretaria de Controle Externo do TCE-PI para o planejamento e realização da fiscalização.

Ainda na Sessão Plenária dessa quinta-feira (10), a Corte de Contas julgou 26 dos 45 processos colocados na pauta do dia. Entre eles, uma consulta solicitada pela Câmara Municipal de Teresina, registrada no processo TC nº 006154/2021, cujo relator é o conselheiro Abelardo Pio Vilanova, acerca da interpretação do art. 8º, I, da lei Complementar Federal n° 173/20. O pleno votou, por unanimidade, acompanhando o parecer técnico da Divisão de Apoio ao Jurisdicionado (DAJUR) e do Ministério Público de Contas (MPC).

Leia Também:  Acusado de assassinado é executado com seis tiros no interior do Piauí

Para conferir todos os processos julgados na sessão de ontem (10), confira aqui o informativo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Alunos aproveitam Pré-Enem Live para iniciar ciclo de estudo

Publicados

em


O chat do YouTube na segunda edição do Pré-Enem Seduc Live não parou durante as quatro horas de transmissão das aulas. Seja indicando a resposta, comentando com o professor ou tirando as dúvidas, a interação constante entre os alunos no chat é uma marca dos estudantes piauienses.

Neste domingo (20), os estudantes acompanharam o conteúdo nas disciplinas de Matemática, Linguagens, Redação e Geografia, transmitidas pelo Canal Educação, no Facebook e YouTube, e TV Antares (canal 2.1).

Estudantes de Teresina, Nova Santa Rita, José de Freitas, Betânia, Regeneração, Cajueiro da Praia e de cidades fora do Piauí, acompanharam as aulas com os conteúdos disponibilizados no site: https://preenem.seduc.pi.gov.br/. Ao final de cada aula, os professores continuam a conversar com os estudantes no quadro Bora Papear.

Segundo o professor de Matemática, Raphael Marques, a participação dos estudantes no chat, no modelo de revisão online, funciona como termômetro para o entendimento dos estudantes sobre os assuntos repassados.

“É uma honra retornar com as aulas on-line. Identifiquei vários alunos que acompanham as aulas do Canal Educação durante a semana e agora iniciam o ciclo de revisões do Pré-Enem. No momento presencial, sabemos se o aluno entendeu ou não as questões olhando no rosto deles, mas aqui compensamos esse momento com o chat como forma de interação para completar o entendimento do aluno, pois a participação dos estudantes é constante e facilita para diminuir as possíveis dúvidas”, destacou o professor.

Leia Também:  Campanha de vacinação contra HPV começa próxima segunda-feira(10)

Ao encerrar os conteúdos ao vivo, os estudantes continuam tendo o apoio didático com os grupos Salas de Aula On-line. Na plataforma de WhatsApp são cinco grupos de conteúdo e um grupo específico de redação de todas as disciplinas com apostilas, vídeos, podcasts e todo material pedagógico necessário. Os grupos da Sala de Aula Online Pré-Enem Seduc são coordenados por representantes das equipes Pré-Enem Seduc, Canal Educação e Seduc, como informa o coordenador do Pré-Enem, Wellington Soares.

“Por meio das salas on-line, os estudantes recebem os conteúdos, informações sobre o Enem, material de apostila e é uma forma dos estudantes socializarem os materiais, inclusive, trocando redações. Tivemos um saldo positivo nas redações, com estudantes alcançando a pontuação superior a 900 pontos, estes acompanhando os grupos de sala on-line”, disse.

Novos quadros

Aos domingos, os alunos conhecerão as ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação com o quadro a Seduc Ta On. Na estreia, a professora Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Seduc, apresentou as possibilidades de ingresso ao Ensino Superior nos próprios municípios,, com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

No primeiro momento, a professora e coordenadora da UAPI, Ivana Cabral, apresentou o funcionamento do Ensino Superior da UAPI, criada em 2016 para oferecer cursos superiores por meio do ensino a distância no Estado do Piauí.

“A UAPI é um programa inteiramente do Estado do Piauí e funciona por meio de parceria entre a Seduc, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). Estamos em 120 municípios com o curso piloto de bacharelado em Administração, o que possibilita que o estudante tenha acesso ao Ensino Superior sem a necessidade de se deslocar para outros polos. O grande diferencial é a mediação tecnológica, que permite alcançar estes municípios”, pontuou a coordenadora.

Leia Também:  Governo e Prefeitura assinam termo para nova ponte em Teresina

No quadro Fala Consultor, Felipe Lopes, consultor do Enem, destacou o tema Pesos nas provas, afirmando que “os pesos são basicamente a importância que a universidade dá para cada uma dessas provas como pré-requisito para um curso”. Felipe falou ainda sobre o cálculo que o estudante deve entender para obter a nota, segundo a área de conhecimento com o peso necessário para alcançar o objetivo e curso desejado.

As lives de revisão continuam com os quadros entre uma aula e outra como o “Bora louvar”, que homenageia e celebra artistas, escritores, personalidades brasileiras e internacionais, que contribuem ou contribuíram com a cultura mundial. Tem também o “Bora ler”, com sugestões de livros para os estudantes, que ao final do ano, terão lido cerca de sete livros da literatura brasileira e piauiense. Por fim, o quadro “Bora ver filme” com sugestões de filmes e ainda o “Bora Papear”, com conversas e tira dúvidas dos alunos.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA