AMARANTE

Notícias de São Raimundo Nonato

Sesapi trabalha implantação de centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato

Avatar

Publicado em

Notícias de São Raimundo Nonato

Em reunião, nesta terça-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu junto com parlamentares do território da Serra da Capivara e pacientes renais crônicos, a implantação de um centro de hemodiálise na cidade de São Raimundo Nonato.

Para possibilitar a instalação desse tratamento na cidade, a Sesapi precisou fazer um estudo para avaliar a qualidade da água da região, o que é de suma importância para a implantação de equipamentos de hemodiálise.

“Devido à necessidade de ter uma água de qualidade para estes pacientes, a secretaria realizou este estudo e constatou que houve melhorias neste elemento, o que nos possibilitou a realização de hemodiálise no hospital regional da cidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos de hemodiálise é primordial para a segurança do paciente. Isso porque alguns compostos, como alumínio e flúor, além de toxinas geradas por bactérias (as endotoxinas), se presentes na água, podem debilitar o estado de saúde do paciente.

Para a implementação do tratamento dos pacientes renais, que necessitam de terapia substitutiva, a Sesapi abriu um procedimento para que as empresas interessadas possam se habilitar.

Leia Também:  Acusado de estuprar menina de 7 anos é preso dentro de ônibus no Piauí

“Aquela empresa que obtiver todas as condições para a prestação do serviço, será credenciada e habilitada pela secretária. Nosso intuito é que esse processo seja finalizado o mais breve possível”, destaca o gestor.

Após os estudos sobre a qualidade da água, a Secretaria de Estado da Saúde implantou o serviço de hemodiálise para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que atende a toda população do território.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de São Raimundo Nonato

Antiga cadeia de São Raimundo Nonato ganha reforma e é transformada em espaço cultural

Foram investidos mais de R$ 599 mil na obra, que agora será uma casa para eventos e oficinas voltadas para a área cultural.

Avatar

Publicados

em

Por

Antiga cadeia de São Raimundo Nonato ganha reforma e é transformada em espaço cultural

As paredes da antiga cadeia de São Raimundo Nonato, de 1967, ainda preservam alguns traços daquela época. Porém, o prédio, abandonado há anos, ganhou reforma e se transformou no Espaço Cultural Hamilton Barreto, que será entregue à população, nesta quarta-feira (20). Foram investidos mais de R$ 599 mil na obra, que agora será uma casa para eventos e oficinas voltadas para a área cultural.

“Esse prédio estava abandonado e conseguimos transformá-lo num espaço para valorização da cultura de São Raimundo Nonato. É uma alegria poder entregar mais uma casa de cultura ao Piauí. Esperamos que o espaço cultural seja uma referência para moradores e visitantes da cidade, e que eles ajudem a preservar esse patrimônio”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Com a reforma do espaço, houve recuperação em toda estrutura física. A obra incluiu a recuperação das estruturas das paredes, teto e recuperação do forro, do piso, pintura da área externa e interna, além das instalações hidráulicas e sanitárias. Acessibilidade e recuperação de toda rede telefônica e informática.

Leia Também:  Acusado de estuprar menina de 7 anos é preso dentro de ônibus no Piauí

Foi criada uma sala para aulas de teclado e violão, com a aquisição desses instrumentos. O local ganhou também uma decoração rica em elementos nordestinos.

As artesãs da cidade também ganharam um cantinho especial, onde poderão ministrar oficinas de artesanato. Além disso, o local conta também com uma área interna para a realização de eventos.

Além de São Raimundo Nonato, a Secult já transformou outras duas cadeias em espaços voltados para a área cultural. Em São João do Piauí, a antiga cadeia se transformou em biblioteca, e a cidade de Jerumenha, viu as paredes da cadeia de 1851 se transformarem no Espaço Cultural Amélia de Freitas Beviláqua.

Homenagem

O nome do espaço cultural é uma homenagem ao músico Hamilton Barreto de Araújo, que nasceu em 1928, em São Raimundo Nonato. Ele foi um grande estudioso da música, possuía profundo conhecimento teórico, era compositor e multi-instrumentista. Participou de diversos eventos musicais e compartilhou o palco com grandes músicos, como o violinista clássico Erisvaldo Borges e a cantora lírica Maristela Gruber.

Leia Também:  Blogueira é espancada por mulheres durante saída de festa no Piauí
Antiga cadeia de São Raimundo Nonato ganha reforma e é transformada em espaço cultural

Antiga cadeia de São Raimundo Nonato

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA