AMARANTE

PIAUÍ

Semar firma parceria com a UFPI para realização de pesquisa sobre arbovírus

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), apoia o projeto de pesquisa “Interface Urbano-Florestal no Piauí e Pará: vigilância para coronavírus, arbovírus e influenza em humanos e animais silvestres”, desenvolvido pela Coordenadora no Núcleo de Pesquisa e Preservação em Animais Silvestres NEPPAS/UFPI, Lilian Silva Catenacci. O projeto pretende investigar a exposição de viroses em amostras de animais selvagens e animais domésticos no município de Teresina como primeiro ponto para estabelecer parte da cadeia epidemiológica desconhecida desses agentes etiológicos.

“Estamos buscando várias parcerias com instituições de ensino, como a UFPI e o IFPI, não só para o cuidado e acompanhamento da saúde dos animais. Estamos trazendo o conhecimento que é produzido na academia, para o dia a dia da Semar”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro.

A coleta do material biológico dos primatas, em específico macacos pregos do plantel do Parque Estadual Zoobotânico, foi realizada nos dias 13 e 14 de abril deste ano. A captura e coleta do material foi acompanhada pela equipe  de veterinários do Parque.

Leia Também:  MPPI realiza reunião para tratar sobre contratação de médicos para o município de Pedro II

“Foi coletado material para a determinação de arbovírus, como é o caso dos vírus da dengue, chikungunya, febre amarela e coronavírus. Também foi coletado material para a realização do exame parasitológico e detecção de hemoparasitas. A amostra do material coletado foi levada para o setor de patologia da Universidade Federal do Piauí”, falou Alexandre Clark, médico veterinário do Parque Estadual Zoobotânico.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PIAUÍ

Seduc convoca Organizações da Sociedade Civil para eleição do Conselho do Fundeb

Avatar

Publicados

em


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publica o Edital da Comissão Especial Eleitoral Nº 01/2021 que tem como objetivo regulamentar a eleição de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que terão representante na composição do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) do Estado do Piauí. As inscrições serão realizadas de 7 a 14 de maio e a assembleia de eleição no dia 24 de maio de 2021.

A Comissão Eleitoral é constituída por servidores da Seduc, que não possuem participação no CACS-Fundeb, e será responsável pela divulgação do edital, organização e realização da Assembleia de Eleição, até a divulgação final das Organizações da Sociedade Civil eleitas para indicarem representantes ao conselho.

A função de conselheiro do CACS-Fundeb não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse social. Os representantes das OSCs interessados em exercê-la deverão atender aos requisitos de ter disponibilidade de tempo para participar das reuniões ordinárias e ter disponibilidade para participar dos encontros de formação.

Estão disponíveis duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes para segmento de organizações da sociedade civil, para mandato de quatro anos.

Leia Também:  Eletricista morre após descarga elétrica em medidor de energia em THE

A organização interessada em participar da eleição deverá imprimir e preencher o requerimento de inscrição e encaminhar juntamente com toda a documentação exigida no edital, em um único arquivo, por meio do endereço eletrônico ([email protected]).

A Assembleia de Eleição será realizada no dia 24 de maio de 2021, na modalidade de videoconferência, pela plataforma Zoom ou equivalente, cujo link de acesso será enviado antecipadamente às organizações habilitadas para o processo, no endereço eletrônico de envio da inscrição.

O resultado final da votação será divulgado e publicado no sítio eletrônico da Seduc. As organizações eleitas terão até o dia 25 de maio de 2021 para indicar o nome de seus representantes, titular e suplente.

Clique aqui e confira o edital

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA