A Secretaria de Controle Externo disponibilizou o manual – “Orientações Para Elaboração de Relatórios de Controle Externo” voltado para auditores e auditoras de controle externo. O documento tem por objetivo elencar e justificar elementos redacionais, estruturais e formais que podem ser utilizados para elevar a qualidade dos relatórios elaborados pelas unidades que compõem a SECEX.
O relatório de controle externo é um dos principais instrumentos à disposição do Tribunal de Contas para o atendimento de sua missão. Por meio dele, os auditores e auditoras transmitem aos diversos usuários (internos e externos) uma análise técnica a respeito de um objeto, emitindo opinião técnica e/ou propondo encaminhamentos que visam subsidiar os julgamentos a serem conduzidos pelo Colegiado da Corte, bem como fornecer informações úteis e tempestivas à sociedade, aos gestores, aos órgãos de controle e à imprensa.
O principal objetivo do manual é sintetizar, organizar e estabelecer critérios para contribuir com o controle de qualidade dos relatórios produzidos pela Área Técnica do Tribunal, bem como otimizar sua consulta e compreensão.
Para o secretário de controle externo, Luis Batista, a publicação contribuirá para tornar os relatórios de controle externo mais acessíveis e compreensíveis aos usuários. O secretário também destacou o caráter dinâmico do documento. “Trata-se de um produto inicial e que deverá ser periodicamente atualizado e ajustado, sempre com o objetivo de elevar a qualidade do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas, em benefício da sociedade piauiense”.
O manual está disponível na Aba “Controle Externo”, em “Orientações e manuais“
Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Compartilhe este post