AMARANTE

Piauí

SAF inaugura unidades produtivas para produtores rurais de Pio IX e Simplício Mendes

Publicado em

Piauí


A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, por meio da Unidade Técnica de Crédito Fundiário, inaugurou duas unidades produtivas, nessas quinta (29) e sexta-feira (30). A primeira inauguração ocorreu na tarde de quinta e beneficiou a Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Sítio da Serra, no município de Pio IX. Já nessa sexta-feira (30) foi a vez da inauguração da unidade da Associação dos Agricultores Familiares dos Assentados na Fazenda Primavera, no município de Simplício Mendes.

As associações de produtores rurais foram beneficiados com assistência técnica, capacitação, casas de moradia, perfuração de poços tubulares, rede de distribuição de água, eletrificação rural e arranjos produtivos. As duas unidades produtivas receberam investimentos de R$ 2.743.500,00. Ao todo, 60 famílias de produtores e produtoras rurais foram beneficiadas.

Representando o Governo do Estado, por meio da SAF, a diretora de Crédito Fundiário, Neuma Café, conduziu as inaugurações com o descerramento da placa. Os eventos contaram com a presença dos deputados estaduais Francisco Limma e Francisco Costa, além de lideranças locais.

Leia Também:  Município baiano busca parceria com a Seduc-PI para transmitir aulas

“As famílias das unidades produtivas estão de parabéns por receberem apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, em parceria com o Governo do Piauí. É uma conquista que vai proporcionar um aumento significativo da produção e consequentemente o melhoria da qualidade de vida. A gente fica muito feliz de ver a produção acontecer e de poder contribuir para dar mais dignidade para as famílias assentadas”, comenta Neuma Café.

Uma das beneficiadas, Dona Aldenora Silva, do Assentamento Primavera, em Simplício Mendes, comenta sobre os avanços que foram conquistados até a inauguração da unidade produtiva. “Quando cheguei aqui não tinha luz, a vida era mais difícil. Hoje tem água, tem luz, tá tudo de bom. A gente pode produzir e viver com dignidade. É motivo de muita satisfação pra gente, pois há cinco anos esperávamos por esse momento”, agradece Aldenora.

O deputado estadual Francisco Limma pontuou que esse ação com os pequenos produtores e produtoras deve ser um interesse constante nas políticas públicas. “Essa ação representa o compromisso do Piauí e do nosso mandato com quem mais precisa. Assegura a terra, os equipamentos sociais como casa, cercas e energia elétrica. Isso dá estabilidade para as famílias assentadas. Isso é cuidado com quem mais necessita e com quem produz também”, afirma o parlamentar.

Leia Também:  Governador se reúne com União Química e trata sobre produção da vacina Sputnik no Brasil

O deputado estadual Francisco Costa afirmou que a partir de agora é o momento das famílias buscarem união e planejamento de ações para avançarem ainda mais na produção e comercialização da produção. “Aqui nós temos uma área de terra para cada família, energia, água. Acima de tudo, se as famílias fizerem um planejamento e tiverem a capacidade de organização, poderão avançar muito mais. Estamos à disposição para contribuir”, assegura o deputado.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Municípios comemoram avanço do Piauí Cidades Inteligentes

Publicados

em


O Piauí caminha para uma realidade que já é sucesso em 130 cidades de 22 estados do Brasil. O projeto de Cidades Inteligentes une serviços como iluminação pública, conexão à internet que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. “É com muita alegria em implantar esta inovação em nossa gestão, pois vai trazer inúmeros benefícios para o nosso povo”, explica Felipe Dias, prefeito de Cristino Castro.

Felipe destaca as parcerias como uma grande oportunidade. “Em Cristino Castro vamos atrair investimentos através do setor privado com empresas especializadas. Vamos traçar metas de um serviço eficiente. Quem ganha é a população”, acrescenta.

Assim como Cristino Castro, ao sul do Piauí, a cidade de Barras, que fica ao Norte do Estado, também já finalizou a entrega da documentação preliminar para o avanço dos estudos, que acontecem em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Ao todo, 11 municípios integram o Cidades Inteligentes no Estado.

Viviane Moura é superintendente da Suparc-PI

Viviane Moura visitou cidades do Piauí que recebem o projeto.

Em Barras, a população e a gestão aguardam por benefícios como a iluminação em LED, por exemplo. “Aderimos ao chamamento da Suparc para participar do programa de interiorização das parcerias público-privadas. Estamos em estágio avançado, com a validação dos dados para a construção dos projetos. A expectativa é que mais municípios piauienses possam aderir ao programa, para que todo o Piauí possa contribuir para um melhor desenvolvimento. A Câmara vai aprovar e vamos selar esse benefício”, explica Ananias Araújo, secretário municipal de meio ambiente do município.

Leia Também:  Wellington Dias defende vacinação para combate à covid-19

A PPP de Cidades Inteligentes do Governo do Estado do Piauí resolve gargalos importantes. “Passamos em várias cidades em uma verdadeira caravana. Esse trabalho foi intenso, mas valeu a pena. Vamos melhorar diversos serviços que vão, de fato, transformar o Estado de dentro para fora, interiorizando projetos de PPP”, avalia Viviane Moura, superintendente da Superintendência de Parcerias Públicas-Privadas e Concessões do Piauí (Suparc-PI).

A ideia é multiplicar casos de sucesso, como em Carmo de Cajuru, em Minas Gerais. O município de 24 mil habitantes que, a partir de uma PPP, integrou três serviços em um único contrato. Ou em Ouro Preto, cidade histórica, onde o moderno encontrou a tradicional arte mineira. O projeto permite desburocratizar processos e dar agilidade à transformação na vida da população.

Fonte: Suparc-PI
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA