AMARANTE

Piauí

Reunião virtual celebra o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Avatar

Publicado em

Piauí


O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em 9 de junho no Piauí. A data foi criada a partir da Lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e visa homenagear as pessoas com deficiência do Estado. O mesmo dia também é marcado pela criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

Para celebrar a data, a Seid e o Conede-PI realizaram, na manhã desta quarta-feira (09), uma reunião virtual com a participação de entidades que atendem as pessoas com deficiência, dos conselhos municipais, do Ministério Público do Piauí e da OAB-PI.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que essa é uma data muito importante para a luta das pessoas com deficiência no Piauí e para os avanços das políticas públicas voltadas para as mesmas. “Precisamos lembrar dessa data para fazer uma análise do que já avançamos e do que ainda precisamos avançar. Um dos principais avanços é a descentralização da política de saúde na área da pessoa com deficiência, proporcionando uma melhora na qualidade de vida”, diz o gestor.

Leia Também:  Produtores do Piauí estimam perda de 20% da safra de soja em 2015

Mauro Eduardo destaca ainda que, além dos novos projetos, a Seid continua trabalhando para dar continuidades aos serviços existentes na Secretaria. “Não foi possível realizar as atividades em comemoração à data como nos anos anteriores por conta da pandemia. Porém, mesmo com a situação em que o país e o mundo se encontram, não deixamos de promover ações em prol das pessoas com deficiência. Destaco a entrega de cestas básicas, de equipamentos e de veículos acessíveis para as entidades e conselhos municipais em todo o estado”, declara.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Detentos contribuem com manutenção de unidades penais por todo o Piauí

Avatar

Publicados

em


O uso da mão de obra de detentos no sistema prisional é uma realidade nas 17 unidades penais do Piauí. Na Penitenciária Irmão Guido, localizada na BR 316, em Teresina, cerca de cem internos trabalham diariamente em serviços de manutenção do local.

Dentre as ações, a limpeza da unidade, desde os corredores às caixas de gordura, trabalhos de eletricidade, metalurgia, reformas estruturais e pinturas, além do auxílio no preparo das refeições para os próprios internos e servidores.

Para o gerente da unidade penal, o policial Giancarlo Oliveira, todos os trabalhos possuem importância para o melhor desenvolvimento da unidade. “Muitos deles ainda não têm um ofício, se têm, acabam aprendendo outro. Temos em média 100 internos trabalhando e todos esses trabalhos têm suas devidas importâncias. Todos proporcionam à unidade ser mais eficaz, além de ocupar os internos e garantir aprendizado e a remição das penas”, disse o gestor.

Fonte: Ascom Sejus
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Seduc abre chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA