AMARANTE

GERAL

Respeito e responsabilidade são tema da campanha Maio Amarelo

Avatar

Publicado em

GERAL


A campanha Maio Amarelo começa hoje (1º) com o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O objetivo é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

“É assim, pensando no outro e fazendo por todos, que esperamos trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática”, explicou o Observatório Nacional de Segurança Viária, um dos agentes da campanha, em comunicado.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas.

Leia Também:  A importância da educação no campo

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) também são apoiadores centrais da ação. Para as entidades, é importante a união de forças de toda a sociedade para a causa. “Afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco”, destacou, em comunicado.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é um dos agentes do movimento no âmbito do governo federal e, para evitar aglomerações no contexto da pandemia de covid-19, vai promover ações digitais pelas redes sociais e sites com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Entre as ações previstas, está o incentivo pela utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, assim como alertar os condutores sobre sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito (pedestres, motociclistas e ciclistas), dando destaque à responsabilidade de todos os atores sociais envolvidos.

Monumentos iluminados

A partir da próxima segunda-feira (3), a equipe da Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) promoverá diversas ações e parcerias no âmbito do Maio Amarelo, com o objetivo de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Como tradição, no dia 28 de maio, os servidores do departamento doarão sangue no Hemocentro de Brasília.

Leia Também:  Mulher é presa após danificar com enxada imagem de Igreja católica

Como acontece desde a edição de 2015 da campanha os principais monumentos de Brasília também serão iluminados em referência ao Maio Amarelo. A partir deste sábado, o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), os palácios do Buriti, do Itamaraty e do Planalto, além do Museu Nacional, a Catedral, o Monumento JK e a Ponte JK estarão em tom amarelado e permanecerão assim até o fim do mês. Diversos shoppings da cidade também terão suas fachadas iluminadas.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Frente fria deixa o Rio no sábado, mas ainda pode chover hoje à noite

Avatar

Publicados

em


O tempo no Rio de Janeiro ainda pode ter nas próximas horas pancadas de chuva, moderada a forte em pontos isolados da cidade. Durante o dia de hoje (7) choveu em vários bairros. De acordo com o Sistema Alerta Rio, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano, ainda há condições para pancadas de chuva moderada a forte em pontos isolados durante a noite e madrugada.

A partir da manhã deste sábado (8), após a passagem da frente fria, o transporte de umidade do oceano para o continente manterá o tempo instável na cidade do Rio. A previsão é de céu nublado a encoberto e chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento do dia. Os ventos estarão fracos a moderados, entre 18,5 quilômetros por hora (km/h) e 51,9 km/h.

No domingo (9), o cenário se mantém e há previsão de chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento. Entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), o tempo volta a ficar estável no município do Rio, com predomínio de céu nublado e sem previsão de chuva.

Leia Também:  Acusado de matar policial militar é encontrado morto no Complexo de Pedrinhas

Niemeyer liberada

A Avenida Niemeyer, no trecho entre a Avenida Delfim Moreira, no Leblon e o hotel Sheraton, em São Conrado, foi liberada às 17h15, ao tráfego de veículos, porque não há previsão de chuva forte no trecho nas próximas horas. Mais cedo, por volta das 12h, a Avenida Niemeyer foi fechada neste mesmo trecho devido ao acumulado de chuva de 5 milímetros (mm) em uma hora, que faz parte do protocolo do Instituto de Geotécnica (GeoRio) para o fechamento da estrada.  

Ressaca

A Marinha do Brasil informa que ondas de 2,5 metros de altura podem atingir a orla do município das 9h deste sábado (8) até às 9h de domingo (9). O banho de mar deve ser evitado, devido às ondas e correntes. O mesmo acontece com os pescadores de pequenas embarcações. Pontos turísticos como mirantes ou caminhar na beira do mar devem ser evitados.

Edição: Bruna Saniele

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA