Representando o Ministério Público do Estado Piauí (MPPI), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, visitou, nesta segunda-feira (21), o município de Domingos Mourão.
O município de Domingos Mourão ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb – 2021) do Estado, ao alcançar a nota 8,3 nos anos iniciais e 6,1 nos anos finais.
Hoje (21), a Secretaria de Educação desse município realizou a II Mostra Educacional. O evento objetivou apresentar a experiência exitosa do município que tem a melhor educação pública do Piauí e a décima primeira do Brasil.
A primeira parte do evento ocorreu na Unidade Escolar Monsenhor Uchôa. Em seguida, a sede da Semec recebeu os partícipes do evento para exposições acerca da gestão educacional da rede municipal e os processos educacionais e do papel do dirigente municipal de educação nos resultados das avaliações externas e ações da rede municipal de educação.
“Estou encantada com a equipe dessa rede que buscou e encontrou soluções para que a Educação não parasse em tempos de pandemia. Que valoriza a educação. Durante a visita técnica, vi uma escola viva. Vi a vontade do educador fazer acontecer, na sua simplicidade. Vimos uma escola que é interessante. Tantas vezes me reuni com a secretária de Educação desse munícipio, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – seccional Piauí e Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão, procurando soluções. Em busca do melhor para os estudantes. E, hoje, viemos aqui, conferir de perto o resultado desse trabalho”, explica Flávia Gomes.
Durante a mostra, Érica Graziela, a secretária municipal de Educação, destacou o apoio dado pelo MPPI para o alcance desses resultados. “O MPPI está sempre conosco em busca de soluções e estratégias para o desenvolvimento da educação em nossos municípios. Durante a pandemia, a educação de Domingos Mourão nunca parou por causa dessas parcerias com o Ministério Público e o TCE-PI, órgãos que sempre nos estenderam as mãos. Sempre atenderam às nossas ligações. Trazendo as leis, as orientações e garantindo que a educação não parasse”, relatou.
Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) também esteve presente durante a mostra.
Confira aqui um histórico da atuação do MPPI em tempos de pandemia:
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post