AMARANTE

Piauí

Rafael Fonteles autoriza obras do Idepi para São Miguel do Tapuio

Publicado em

Piauí


O secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, esteve, no fim de semana, na cidade de São Miguel do Tapuio, e anunciou várias obras que serão executadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) no município. As iniciativas na área de esportes e lazer consistem na construção de uma praça pública com quatro mil m² de extensão, incluindo academia ao ar livre, espaço recreativo com área para dança e área de apoio, pista de cooper de 2 km para prática de exercícios físicos e também um portal de entrada do município.

“O lazer é um bem necessário e investir nesta área tem sido cada vez mais uma prioridade do governo estadual pelos benefícios que proporcionam para toda a população, desde crianças, passando por jovens e adultos, até idosos. Não temos dúvidas que ao investir em lazer, estamos investindo também em saúde”, diz o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral.

Segundo o gestor, os investimentos nas obras serão em torno de R$ 2 milhões, recursos do Tesouro Nacional e do PRO Piauí. Leonardo Sobral explica que a autorização das obras faz parte do cronograma de ações do PRO Piauí Municípios, que ouviu lideranças políticas, representantes de entidades e a comunidade, mapeando as principais demandas e anseios da população.

Leia Também:  MPPI obtém decisão favorável para suspensão de trecho do decreto municipal sobre o horário de funcionamento de estabelecimentos em Teresina

Para o prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Cardoso Filho, o Pompilim, a visita de Rafael Fonteles ao município reforça a credibilidade e o compromisso do governo em levar melhorias para o interior do Estado. “Rafael Fonteles inaugurou obras na cidade, viu o trabalho que está sendo feito e ficou empolgado com o resultado dos investimentos do governo na região. Agora, com mais esse anúncio de obras na área de mobilidade urbana e a construção desse complexo de esporte e lazer avançamos na concretização de mais um sonho e no desenvolvimento social da nossa população”, afirma o prefeito.

Além de São Miguel do Tapuio, Rafael Fonteles também acompanhou obras do governo executadas pelo PRO Piauí nos municípios de Buriti dos Montes e Assunção do Piauí.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Tribunal dá início à Formação Continuada para Conselheiros de Educação do Piauí

Publicados

em


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), deu início, na manhã desta terça-feira (03), à Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, reunindo mais 150 de conselheiros de todo o Estado. O ciclo iniciou com a palestra “O desafio da Gestão Democrática e Instituição dos Sistemas Municipais de Educação”, ministrada pelo professor Genuíno Bordignon. De maneira virtual, as formações seguirão um calendário já estabelecido, finalizando no dia 15 de outubro.

Na abertura do evento, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, deu boas-vindas ao público presente, destacando a importância desse momento para o futuro da educação no Piauí. Também compuseram a mesa de honra Maria Antônia Costa, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); Flávia Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC); e Regina Lúcia, vice-presidente da Uncime na região Centro-Oeste. O auditor Gilson Araújo, diretor de Fiscalizações Especializadas do TCE, fez a mediação.

Leia Também:  HGV humaniza atendimento e usa tecnologia para aproximar familiares a pacientes com covid-19

Para a presidente do TCE-PI, os conselheiros municipais devem conhecer, além da legislação estadual, o Plano Nacional de Educação (PNE), que estimula a constituição dos Conselhos Escolares e Municipais de Educação. A conselheira destacou, ainda, a importância da participação dos técnicos e servidores em formações para o cumprimento do controle social.

“Essa capacitação vai dar a garantia e a segurança para que os conselheiros possam intervir, em cada um dos seus municípios, da melhor forma possível. Seja orientando, estudando ou trabalhando para a efetividade das políticas públicas na educação”, afirmou a conselheira Lilian Martins.

Gilson Araújo também apontou a atuação do Tribunal de Contas no contexto educacional e a importância das palestras que serão realizadas. “Em 2019, foi criada, no TCE-PI, uma divisão especial voltada para a educação e, desde então, o Tribunal tem se aproximado das instituições ligadas à área. Nessa aproximação, percebemos essa demanda em meio aos conselhos municipais de educação, que manifestaram suas dificuldades em desenvolver os trabalhos por conta da falta de formação adequada”, disse.

Leia Também:  MPPI obtém decisão favorável para suspensão de trecho do decreto municipal sobre o horário de funcionamento de estabelecimentos em Teresina

Dando início ao ciclo de formações, o professor Genuíno Bordignon apontou os principais termos contemplados no tema discutido, como educação, suas dimensões e importância da formação de sujeitos, na perspectiva de importantes teóricos. Além disso, foi pontuada a relação entre processos de gestão democrática e educação, que implica em um poder com responsabilidades, articulação e com canais representativos, como os Conselhos Municipais de Educação, entre outros tópicos. Genuíno é referência nacional nos estudos acerca dos conselhos de educação.

Por meio da formação, conselheiros e servidores técnicos das Secretarias Municipais de Educação desenvolverão competências para o exercício de suas funções. No dia 10 de agosto, das 9 às 11 horas, ocorrerá a próxima formação, com o tema “Sistemas, Conselhos e PMEs”.

Confira a programação completa:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA