POLÍTICA
Projeto cria o serviço de disque-denúncia contra maus-tratos de animais
POLÍTICA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa se reuniu virtualmente na manhã desta terça-feira (6), sob a presidência do deputado Nerinho (PTB). Durante a reunião, foi aprovado Projeto de Lei Ordinária apresentado pela deputada Teresa Britto (PV).
O projeto prevê a instituição do serviço de disque-denúncia de maus-tratos a animais no estado. Segundo relator, deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) o PL cumpre todas as medidas legais, e por isso votou favorável pela tramitação da matéria.
O deputado Ziza Carvalho (PT) questionou a autora do Projeto sobre a responsabilidade da ouvidoria que precisa ser instalada e a parabenizou sobre o teor da matéria.
A deputada Teresa Britto explicou que caberá ao Estado decidir a qual órgão ficará ligada a ouvidoria. “No Piauí e em todo o Brasil, infelizmente, temos tido muitos casos de maus-tratos à animais e as pessoas ainda tem medo de denunciar. As vezes é uma pessoa conhecida, um vizinho ou até uma pessoa perigosa, e o cidadão acaba não denunciando. Com o Disque denúncia ela poderá denunciar, tendo a sua identidade resguardada, e vai ajudar a salvar a vida dos animais.Já sobre a instalação da ouvidoria, caberá ao Estado decidir qual o melhor órgão em que ela será instalada”, explicou.
Em aparte, o deputado Ziza Carvalho voltou a parabenizar a autoria e pediu que, em breve, os parlamentares possam conversar sobre a criação de uma política estadual d castração de animais.

POLÍTICA
Redução no índice de correção monetária para contas de luz vencidas vai ajudar consumidores do Piauí, defende Ciro

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) manifestou apoio à proposta da ANEEL, apresentada nesta semana, que altera o índice utilizado na correção dos valores da conta de luz vencida.
A agência propôs substituir o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), utilizado atualmente, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O senador destacou que a troca vai reduzir o custo para os consumidores em inadimplência, beneficiando as famílias que passam por dificuldades financeiras.
“Os consumidores que estão inadimplentes não o fazem porque querem, mas sim porque não tem condições de honrar com seus compromissos neste momento. Nada mais correto e justo do que optar por um índice menos penoso aos brasileiros, já tão desgastados por essa crise”, defendeu.
Ciro argumentou que, enquanto o IGP-M já acumula alta de 28% nos últimos 12 meses, os números do IPCA são menores, de 5%. O senador lembrou que muitas famílias tiveram sua renda seriamente comprometida pela pandemia da Covid-19. Ele ressaltou o fato de o atraso no pagamento da conta de energia já deixa o consumidor sujeito à cobrança de multa e juros que, por isso, os brasileiros não podem ser penalizados com uma taxa muito alta de correção.
“No meu Piauí, milhares de famílias que enfrentam dificuldades poderiam se beneficiar dessa redução, por isso a iniciativa da Aneel conta com todo o meu apoio”, afirmou.
A proposta está atualmente em fase de consulta pública, a decisão da ANEEL sobre a medida deve ser anunciada ainda neste mês.
-
POLÍCIA5 dias atrás
Nota de Pesar: 3º Sargento Marlon Alves de Sousa
-
Notícias de Amarante5 dias atrás
Rodrigo Miranda é o novo agente de Saúde do Quilombo Mimbó
-
Notícias de Amarante7 dias atrás
Polícia realiza apreensões em rondas nos bairros de Amarante na Semana Santa
-
Notícias de Amarante3 dias atrás
Família se recusa internar paciente em Amarante após exame da Covid-19; hospital emite nota
-
Notícias de Amarante5 dias atrás
CRC Segurança captura menor e evita arrombamento a loja no Centro de Amarante
-
PIAUÍ4 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto em Teresina
-
POLÍTICA5 dias atrás
Nota de Pesar
-
ECONOMIA5 dias atrás
Agência Brasil explica: nova rodada do auxílio emergencial