A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite da última sexta-feira (29), apreendeu 21,76m³ de madeira (Estacas de Sabiá – mimosa caesalpiniifolia) que estavam sendo transportados ilegalmente. A ação foi registrada na BR 222, em Batalha do Piauí (PI), quando o condutor do veículo em que as madeiras eram transportadas foi abordado por uma equipe.
Mediante abordagem, os policiais solicitaram ao referido motorista, um homem de 32 anos, as documentações exigidas por lei para veículos e cargas deste tipo. Seguidamente, o condutor apresentou, em formato PDF, os documentos por meio de seu aparelho celular. Dito isto, a documentação foi submetida a uma minuciosa análise nos sistemas dos órgãos ambientais.
Como resultado da consulta, foram constatadas inconsistências nas informações presentes no documento, principalmente em relação ao roteiro da viagem e o município de destino da carga, que era inexistente. Desta forma, conforme a Legislação Ambiental, a documentação foi invalidada, o que configura, em tese, o crime previsto no art. 46, que refere-se ao transporte de produtos florestais sem licença válida.
Diante do exposto, o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeu-se a comparecer em juízo quando solicitado. A madeira apreendida e o veículo foram recolhidos e levados ao Pátio da Unidade Operacional de Piripiri, onde estão à disposição do órgão ambiental (IBAMA) para os procedimentos cabíveis, bem como do Ministério Público Estadual do Piauí.
Fonte:
PRF Piauí
- Governo do Ceará lança concurso com 100 vagas para delegado da Polícia Civil
- Mulher confessa à polícia assassinato de grávida de 9 meses para roubar bebê em Cuiabá
- Suspeito de homicídio contra pecuarista é preso pela PCCE em Juazeiro do Norte
- PCCE cumpre mandados de prisão e realiza flagrantes contra oito homens durante 2º fase da Operação Strike em Fortaleza e Caridade
- POLÍCIA CIVIL PRENDE FORAGIDO DO ESTADO DE GOIÁS EM IMPERATRIZ