O prefeito de Amarante, Diego Lamartine Soares Teixeira, esteve na TV Meio Norte, ao vivo, na tarde desta sexta-feira (20) relacionando os avanços que teve o município ao longo da sua gestão.
Em meio às ações, ele destacou o que foi feito na Educação, Saúde, Turismo e também na Infraestrutura de Amarante, além de abordar suas pretensões para 2020. O gestor mostrou como administrar e ainda provocar mudanças transformadoras em todas as áreas, apesar da contenção de gastos existente em todo o Brasil.
Ele explicou durante o programa Agora, comandado pelo jornalista Amadeu Campos, que a conquista “é fruto de muito planejamento, trabalho e organização. Entramos na prefeitura de Amarante em 2017 com uma situação financeira muito difícil com precatórios, dívidas da Eletrobras, INSS, Receita Federal, e muitas outras”. O prefeito disse ainda que “a gestão precisou se adequar a essa realidade com profundo planejamento em todas as áreas”.
SAÚDE
Todas as unidades básicas de Saúde de Amarante precisavam de reformas e equipamentos. Nós elegemos as prioridades e iniciamos por onde era referência em nosso município com reformas e compras de equipamentos para melhor atender a população, e assim nós seguimos reformando várias unidades. Hoje, nós contamos com mais de 20 unidades básicas reformadas e ampliadas. Nós temos uma perspectiva de inaugurar sete novas UBS em fevereiro, o que representa um avanço muito grande no nosso município no tocante à Saúde.
EDUCAÇÃO
Amarante, terra do nosso poeta Da Costa e Silva, sofria há muito com uma Educação considerada pelos índices como uma das piores do Médio Parnaíba e do Piauí. Fizemos um planejamento junto com técnicos e professores, e uma das principais saídas foi a nucleação. Tínhamos 38 colégios no município, tanto na zona rural quanto na sede, e nós estruturamos aqueles colégios-sede para receber as escolas nucleadas para que o aluno possa estudar só com outros alunos da mesma série. Em Amarante, havia pequenos colégios onde, numa única sala, tinha alunos de 1ª à 4ª série – tudo junto, para um só professor, e não funcionava! Nós nucleamos e investimos na estrutura dos colégios. No próximo ano vamos inaugurar a obra da creche – que foi retomada. Inauguramos (recentemente) um colégio no Assentamento Araras, todo com recurso próprio, fruto do planejamento e de um trabalho organizado que temos na Secretaria Municipal de Educação. Amarante como outras poucas cidades do Piauí paga o piso salarial do professor acima do piso nacional, e isso é investimento de qualidade no Ensino de Amarante.
INFRAESTRUTURA E TURISMO
“Nós temos uma série de obras de calçamentos sendo trabalhadas via governo federal e governo do Estado, o que vai dar uma qualidade de vida muito grande à população. Temos praça de evento a ser construída como forma de impulsionar nosso turismo, que tem um potencial turístico muito grande. Fizemos um calendário anual do nosso turismo, resgatamos todos os grupos folclóricos e os incentivamos para que eles voltassem a atuar. Fizemos também um extenso calendário com recurso próprio para assegurar que o turista possa ir à nossa cidade com todas as praças reformadas e com a rodoviária digna de receber a todos, com toda a beleza que Amarante tem com seus casarões coloniais, e ainda com sua história e suas riquezas para que Amarante possa trazer o turista e que o amarantino possa ganhar com isso, gerando renda e riqueza para o nosso povo.”
Aos amarantinos, Diego Teixeira deixou sua mensagem de Fim de Ano. “Eu queria desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os amarantinos. Estaremos em 2020 trabalhando firmes e fortes na prefeitura de Amarante.”
Compartilhe este post