AMARANTE

Educação

Pós-Enem Seduc comenta provas do primeiro dia de Enem no Piauí

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, explica que uma dupla de professores fará os comentários das provas, abordando questões, a prova, temas, competências.

Publicado em

Educação

O ano de 2020 foi de muitos desafios, especialmente para os 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil e 135 mil no Piauí. Neste domingo (17), foi realizado o primeiro dia de provas do exame e, além de toda a preparação promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), o estudante vai contar com o Talk Show Pós-Enem para discutir e comentar as habilidades e os temas que foram mais abordados na prova.

Viviane Carvalhedo, diretora da Mediação Tecnológica da Seduc, afirma que o Governo do Piauí veio com toda uma plataforma do Pré-Enem Seduc, selado com ações de mobilização e principalmente preparando o estudante para conseguir uma vaga de forma segura e tranquila.

“Criamos o plano Enem Reta Final 30 dias, estruturado com várias ações como as lives do Pré-Enem Live, aulões específicos das áreas, Esquenta Enem, composto por aulas de mobilização e revisões de habilidades essenciais em algumas escolas de Teresina, de forma presencial; e o Corujão da Vitória, em dois momentos, na última quinta-feira (14), revisando as áreas do primeiro domingo, e o próximo marcado para quinta-feira (21), que vai trabalhar os assuntos das provas do dia 24”, explica a diretora.

Leia Também:  UNINASSAU promove oficina sobre a psicologia e suas abordagens

O Pós-Enem, com comentário das provas do primeiro dia pela equipe Gabarita Enem 2020, composta pelos professores de Linguagens Hildalene Pinheiro e Flávia Lêda; Ciências Humanas, com Igo Tiago e Keury Campelo; e Redação, com Patrícia Lima e Fco Rufino; e apresentação de Wellington Soares e Viviane Carvalhedo, será nesta segunda-feira (18), às 19h, e será transmitido pelo YouTube do Canal Educação.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, explica que uma dupla de professores fará os comentários das provas, abordando questões, a prova, temas, competências, o que pegou mais e, principalmente, o tema da redação.

“Essa é mais uma estratégia que compõe o Pré-Enem Seduc e que estamos chamando de Talk Show Pós-Enem para discutir e comentar as habilidades e os temas que foram mais abordados na prova do primeiro domingo”, finaliza o gestor.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Eleva Tour discute metodologias ativas e aprendizagem significativa na educação

Publicados

em

“Como é possível tanto abismo entre aquilo que se aprende na escola e o que o futuro – que já é presente – do trabalho demanda? Este questionamento, do designer de experiências de aprendizagem, Eduardo Valladares, dá a tônica da palestra ‘Dois pés no século XXI: o que o aluno espera da escola’, que abrirá o Eleva Tour Virtual, encontro realizado via canal no Youtube da plataforma, em 20 de julho, às 16h. Profissionais da educação, pais, responsáveis, alunos e demais interessados na área podem se inscrever gratuitamente por meio do site da plataforma Eleva.

Com a proposta de discutir um modelo de educação mais atrativo e focado nos interesses dos estudantes, o evento reunirá especialistas que abordarão métodos para promoção do aprendizado dinâmico no século XXI. Metodologias ativas, protagonismo do estudante, contextualização do material didático e outras formas de aprendizagem significativa serão alguns dos assuntos abordados.

Programação aborda aprendizagem do futuro

Além da apresentação de Eduardo Valladares, que abordará métodos para tornar a escola – uma das primeiras instituições com que uma criança tem contato na vida – mais atrativa, o Eleva Tour trará o tema “Aprendizagem mecânica x aprendizagem significativa”. Conduzida pela assessora pedagógica da plataforma Eleva, Patrícia Paranhos, a palestra visa apresentar a diferença entre os conceitos, abordando os processos práticos que estimulam o aprendizado significativo.

Leia Também:  Datas do Enem devem ser mantidas

O aprendizado significativo é um conceito proposto pelo pesquisador norte-americano David Paul Ausubel. De acordo com o estudioso, a aprendizagem de novos conteúdos deve se relacionar com conhecimentos prévios dos alunos para ser significativa.

Do outro lado está a aprendizagem mecânica, que conforme Patrícia Paranhos explica, é aquela na qual “o professor está no centro do processo como um grande expositor e os alunos apenas decoram um turbilhão de informações”. Neste sistema, o aprendizado nem sempre é assimilado, sendo as informações esquecidas logo após uma prova ou um curto período de tempo. “A aprendizagem significativa é aquela que se leva para a vida toda. Colocar o aluno no centro desse processo é um meio para alcançá-la”, explica.

O ciclo de conteúdos do evento será finalizado pela professora e idealizadora do site “Se Liga, Prof”, Emilly Fidelix, que abordará o tema “Contextualização e metodologias ativas: indo além do óbvio”. A apresentação irá discutir a necessidade de contextualizar os conteúdos para despertar a atenção dos estudantes e promover um ensino mais aprofundado.

Leia Também:  Seduc realiza 11ª revisão Pré-Enem Live no próximo domingo

O encerramento do “Eleva Tour Virtual” será realizado pela direção da plataforma de Ensino Eleva. A diretora pedagógica, Carolina Pavanelli, irá falar sobre as diferenças entre adotar uma editora de livros didáticos e um Sistema de Ensino na escola. Em seguida, a diretora geral, Rachel Nogueira, abordará o tema “O Futuro da Educação está aqui.”

Serviço:
Eduardo Valladares – Palestra: Dois pés no século XXI: o que o aluno espera da escola.
Patrícia Paranhos – Palestra: Aprendizagem mecânica x aprendizagem significativa.
Emilly Fidelix – Palestra: Contextualização e metodologias ativas: indo além do óbvio.
Rachel Nogueira – Fala: O Futuro da Educação está aqui
Carolina Pavanelli – Apresentação

Mais informações:
Experta Media – 21 98890-3204

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA