AMARANTE

Educação

Por pandemia, Justiça Federal suspende Enem no Amazonas

Publicado em

Educação


A Justiça Federal suspendeu na noite de ontem (13) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado do Amazonas, em função do avanço da pandemia de covid-19. O primeiro dia de provas estava marcado para o próximo domingo (17), e o segundo dia para 24 de janeiro.

Pela decisão liminar (provisória) do juiz Ricardo Augusto de Sales, da 3ª Vara Federal Cível do Amazonas, a realização do Enem no Amazonas deve ficar suspensa enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo estadual. Na semana passada, o governador do Amazonas, Wilson Lima, publicou decreto que estende o estado de calamidade por mais 180 dias. 

O magistrado atendeu a um pedido de liminar (decisão provisória) feito deputado Marcelo Ramos (PL) e pelo vereador Amom Mandel (Podemos). Ambos destacaram números da pandemia e afirmaram que o estado se encontra na pior fase já registrada da pandemia, com elevado risco de contágio para os participantes do Enem.

“Destaco que, aparentemente, malfere o princípio da moralidade administrativa se impor aos estudantes e profissionais responsáveis pela aplicação do Enem que se submetam a potenciais riscos de contaminação pelo covid-19, numa situação na qual o Poder Público não dispõe de estrutura hospitalar sanitária para dar o socorro médico devido àqueles que eventualmente necessitarem”, escreveu o juiz em sua decisão.

Leia Também:  Seduc traça estratégia para cuidado socioemocional de alunos

Desde o fim do ano passado, o Amazonas vive um avanço nos números da doença e está com mais de 90% dos leitos clínicos e de UTI ocupados no estado, tanto na rede pública como na privada. De acordo com dados do governo estadual, foram confirmados 1.958 novas contaminações e 27 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 218.070 contaminados e 5.810 mortos no estado desde o início da pandemia.

A Agência Brasil entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, para comentar a decisão e aguarda retorno.

Suspensão nacional

Na terça-feira (12), a Justiça Federal de São Paulo negou um pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para adiar a realização do Enem em todo o território nacional.

Na decisão, contudo, a juíza federal Marisa Claudia Gonçalves Cucio ressalvou que a imposição de medidas de isolamento mais severas por autoridades sanitárias locais e regionais seria um impedimento para a realização da prova. Nesses casos, “ficará o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira obrigado à reaplicação do exame diante da situação específica”, ordenou a magistrada.

Leia Também:  Candidatos com sintomas de covid podem pedir reaplicação do Enem

De acordo com dados do Inep, há 5,78 milhões de inscritos para realizar as provas presenciais do Enem em todo o Brasil.

Edição: Valéria Aguiar

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Tenha um diferencial na sua carreira, faça um upgrade na Avante Educacional

Publicados

em

Venha estudar em uma instituição de qualidade, com excelentes professores, compromisso e respeito, buscando cada vez mais transmitir uma experiência incrível aos seus alunos para que possam transformar conhecimento em ação essa é a missão da Avante Educacional: poder contribuir para uma educação transformadora, gerando um novo olhar a sua volta, aberto a novas possibilidades.

O aluno tem a oportunidade de vivenciar momentos de muita interação, aprendizado, trocas de experiências, expandir sua rede de contatos fazendo networking, tendo a oportunidade de realizar estágio nas instituições parceiras.

Além de usufruir dos benefícios educacionais o aluno Avante Educacional tem descontos nos produtos/serviços das empresas parceiras.

Está esperando o quê para iniciar sua Graduação em Pedagogia ou fazer um dos cursos de Pós-graduação.

Estamos com cursos disponíveis para segundo semestre 2021.2

▫️Iniciar sua Graduação em Pedagogia no semestre de 2021.2 você ganha uma Pós-Graduação

Pós-Graduação em:

▪️Docência do Ensino Superior ;
▪️História do Brasil;
▪️Psicopedagogia Institucional e Clínica;
▪️Educação Infantil, Alfabetização e Letramento;
▪️Serviço Social na Educação;
▪️Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing;
▪️Saúde Pública e Estratégia em Saúde da Família.

Leia Também:  Jardineiro de 61 anos é aprovado em Universidade Federal; 'momento mais indescritível da minha vida'

Além de cursos rápidos de aperfeiçoamentos

Para saber mais fale com um de nossos consultores e faça sua matrícula agora.

Conheça sobre o trabalho da Avante Educacional pelas redes socias @avante.educacional ou pelo 86 99474-8666.

Avante Educacional é parceira da Faculdade Malta.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA