Menu...

18 de dezembro de 2017

Dilma é afastada e ministros já estão exonerados


Hospital de Olhos

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi afastada do cargo em decisão tomada durante sessão no Senado Federal iniciada nesta quarta-feira (11) e, somente concluída, na manhã desta quinta-feira (12).

Dilma foi a segunda chefe de estado no Brasil a deixar o cargo depois de enfrentar um processo de impeachment.

No lugar de Dilma Rousseff, vai assumir interinamente a presidência do Brasil o vice, Michel Temer (PMDB).

Somente depois de quase 21h a decisão foi tomada no plenário do Senado Federal. Os ministros que compõem o governo já tiveram suas exonerações publicadas no Diário Oficial logo cedo desta quinta-feira (14)

Dos 78 senadores que compareceram, 55 votaram a favor do impeachment e 22 em defesa de Dilma, num processo cuja votação precisaria apenas de maioria simples para que o pedido fosse aceito. Não houve abstenção. Apenas o presidente do Senado não votou.

Em 180 dias, prazo em que a presidente Dilma vai ficar afastada do cargo, o Senado vai julgar o mérito da acusação contra a presidente.

Dilma Rousseff está sendo acusada de edição de decretos de créditos suplementares sem a anuência do Congresso, e também de uso de verbas de bancos federais em programas do Tesouro, intituladas “pedaladas fiscais”.

Acaso se repita a votação quando o Senado Julgar o mérito da acusação contra Dilma no prazo do seu afastamento, será o fim definitivo da Era do PT no poder, que foi iniciada por Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2003.

Edição e postagem: Denison Duarte
Com informações da Folha de São Paulo


Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE