AMARANTE

POLÍTICA

Plenário aprova voto de pesar pelas mortes de Abel Araujo, Firmino Filho e Robert Freitas

Avatar

Publicado em

POLÍTICA


O Plenário aprovou, na sessão virtual desta terça-feira (13), três requerimentos apresentados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), pedindo voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Teresina e ex-deputado estadual Firmino Filho, e dos ex-deputados estaduais Robert Freitas, ex-presidente da Alepi e ex-prefeito de José de Freitas, e Abel de Barros Araújo, ex-prefeito de Picos. Parlamentares de todos os partidos pediram para subscrever os requerimentos.

Também foram aprovados pelo Plenário virtual os requerimentos apresentados pelo deputado Henrique Pires (MDB) solicitando Moção de Louvor ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, pela liminar que autoriza abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado para apurar a atuação do Governo Federal no combate à pandemia do novo coronavírus.

Henrique Pires teve aprovado ainda requerimentos pedindo moção de louvor aos ministros do STF, Kássio Nunes e Dias Toffoli, por voto favorável à realização de missas e cultos no Brasil.

CPI – O plenário aprovou requerimento do deputado Henrique Pires solicitando moção de apelo ao Congresso Nacional para instalação de CPI para apurar a aplicação de recursos federais por gestores durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia Também:  Eduardo Cunha cede à pressão e deve iniciar processo de impeachment contra Dilma

A deputada Flora Izabel (PT) teve aprovado votos de louvor ao Conselho Regional de Psicologia e ao Sindicato dos Jornalistas do Piauí, respectivamente, pelo atendimento gratuito psicológico a profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19 e pelo transcurso do Dia do Jornalista ocorrido no dia 7 deste mês.
O plenário aprovou requerimento do deputado Coronel Carlos Augusto (PL) pedindo voto de louvor à Nova Ceasa pela criação do Banco de Alimentos que visa beneficiar famílias carentes.

Vacinação – O plenário aprovou requerimentos dos deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Warton Lacerda (PT), Oliveira Neto (Cidadania), Firmino Paulo (Progressistas), Teresa Britto (PV) e Franzé Silva (PT) pedindo ao Governo do Estado e à Prefeitura de Teresina que sejam incluídos como prioritários para vacinação contra a Covid-19 os profissionais de educação, estudantes de Medicina, garis, conselheiros tutelares, pacientes com câncer e motoristas e cobradores de ônibus.

Também, foram aprovados requerimentos dos deputados Henrique Pires e Franzé Silva pedindo ao Governo do Estado informações sobre obras nos Cerrados piauienses e a instalação de uma coordenadoria para atuar na prevenção de doenças mentais. O deputado Severo Eulálio (MDB) pediu ao Governo do Estado e à Prefeitura de Teresina a instalação de centros de infusão em hospitais do interior e da capital.

Leia Também:  Avança projeto de Ciro que torna crime incentivar jovens à automutilação

Os deputados Henrique Pires e B. Sá (Progressistas) tiveram aprovados requerimentos solicitando aos Governos Estadual e Federal, respectivamente, informações sobre obras realizadas com empréstimo obtido pelo Piauí junto ao Banco Regional de Brasília (BRB) e a reforma de uma ponte na BR-230.

O Plenário aprovou requerimentos dos deputados Marden Menezes (PSDB) e Georgiano Neto (PSD) solicitando ao Governo do Estado e às Operadoras Claro e Vivo, respectivamente, a suspensão ou prorrogação dos prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido à pandemia da Covid-19 e a implantação de sinal de telefonia móvel em localidades do município de João Costa.

J. Barros – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Franzé Silva anuncia cronograma de vacinação de pessoas com deficiência

Avatar

Publicados

em


A Câmara Técnica de Vacinas (CIB), setor vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), emitiu, nesta quinta-feira (6), a Nota Técnica Nº 02/2021, cujo objetivo é orientar os municípios na condução da campanha de vacinação contra Covid-19 para grupos prioritários – pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, gestantes e puérperas.

A divulgação da Nota Técnica foi pautada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (6). O parlamentar, autor da lei que garante vacinação prioritária contra Covid-19 a pessoas com deficiência (Lei Nº 7.476/202), destacou a importância da definição da ordem de vacinação desses grupos.

“Havia uma indefinição quanto às datas de vacinação e, com a Nota Técnica, temos garantido, definitivamente, o cronograma de vacinação das pessoas com deficiência, orientando os municípios. Estamos, portanto, muito felizes pelo fato de a Sesapi ter estabelecido a vacinação desse grupo de pessoas tão necessitadas”, pontua o deputado Franzé Silva.

A ordem de atendimento, quanto ao grupo de pessoas com deficiência, será de acordo com a disponibilidade de vacinas, sendo vacinadas, primeiro, pessoas com Síndrome de Down de qualquer idade a partir dos 18 anos; pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com paralisia cerebral de qualquer idade a partir dos 18 anos; e pessoas com outras deficiências permanentes.

Leia Também:  Em Brasília, Bolsonaro recebe Mão Santa e garante apoio e recursos a Parnaíba

Assessoria parlamentar – Edição: Katya D’Angelles
 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA