3:11 pm - sábado novembro 24, 0474

Wilson empossa reitor da Uespi e presidente da Fapepi

Edição e postagem: Denison Duarte, em 29-01-2014 10:14 | Última modificação: 29-01-2014 10:27
Hospital de Olhos

O governador Wilson Martins empossou nessa terça (28) os novos reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso e Bárbara Melo, para mandato de quatro anos. Durante a solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak, também foi empossado e o novo presidente da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Francisco Soares Santos Filho.

Solenidade  no Karnak

Solenidade no Karnak

“A Uespi avançou muito nos últimos quatro anos. O desafio é seguir avançando, investindo nos professores, em pesquisa”, afirmou o novo reitor, eleito com 66% dos votos durante eleição direta realizada no mês de novembro. “Esse é o momento mais importante da minha carreira”, acrescentou.

Novo presidente da FAPEPI

Novo presidente da FAPEPI

Nouga Cardoso Batista é Doutor em Físico-química e é professor efetivo do curso de Química da Uespi desde 2003. Em seu discurso, Wilson Martins ressaltou ganhos para a instituição nos últimos anos, como contratação e implantação de Plano de Cargos e Salários para professores e servidores, ampliação orçamentária e realização de intercâmbio com professores da Alemanha.

Nouga reitor da UESPI

Nouga reitor da UESPI

“Pela primeira vez, a Uespi tem mais professores efetivos do que temporários; o Orçamento vem a cada ano tendo aumento maior que nossa Receita Corrente Líquida. E isso se reflete na melhoria dos indicadores, no reconhecimento da qualidade dos cursos”, destacou. “Dos cinco cursos de Direito do Piauí recomendados pela OAB, três são da Uespi”, exemplificou.

“A Uespi passou por um processo de mudança. As pessoas passaram a se dedicar à Universidade e depois disso a Uespi disparou. Somos a décima quarta melhor instituição do país, segundo o Santander”, declarou Carlos Alberto Pereira, ex-reitor da Uespi.

Fapepi

Antes de ser empossada como vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo foi exonerada do cargo de presidente da Fapepi.

“Tivemos um grande apoio institucional do Governo do Estado, sem o qual não teríamos avançado tanto e colocado a Fapepi no patamar atual de credibilidade, especialmente junto a instituições como a Capes”, afirmou. Para o novo presidente da Fapepi, Francisco Soares Filho, o Piauí tem grandes oportunidades e profissionais com ideias inovadoras.

“Temos uma equipe proativa, que teve à frente uma presidente dedicada, com apoio de um governador preocupado com o desenvolvimento do Piauí”, disse.

Perfis

Nouga Cardoso Batista possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (1992), Mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Associado (Dedicação Exclusiva) da Universidade Estadual do Piauí.

Vice-Reitor eleito da UESPI (2010/2013). Tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise homogênea e química analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, metátese, análise química. Atualmente é coordenador geral do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Nova Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo local do Babaçu, projeto GERATEC.

Bárbara Olímpia Ramos de Melo concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora Adjunta III (Dedicação Exclusiva) da Universidade Estadual do Piauí. Atua na área de Linguística. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: letramento, argumentação, letramento digital, gêneros textuais, gêneros digitais, educação a distância e educação de jovens e adultos. É avaliadora do BASIS/INEP e membro da Comissão Nacional de Avaliadores Externos do Sistema UAB/CAPES/MEC. Exerceu a função da Pró-reitora de Ensino de Graduação na UESPI, de Diretora Geral do Núcleo de Educação à Distância da UESPI e de Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI.

Bárbara Melo

IMG_3019IMG_3017

Edição : Bárbara Melo

Fonte . pi.gov.br

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE