Menu...

25 de Abril de 2018

Vazamento em barragem é controlado no Piauí e risco de rompimento acaba


Hospital de Olhos

O site do Governo do Piauí informou no final da tarde desta quarta-feira (11) que a infiltração encontrada na parede do reservatório da barragem do Bezerro acabou e a pressão sobre a estrutura diminuiu, não havendo mais risco de rompimento.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), segundo o site, informou que o sangramento do volume da água foi essencial para a redução do nível da represa, que chegou a cair mais de 63 cm nos últimos dias.

O diretor do órgão, Geraldo Magela, assegurou que a situação está sob controle. “A situação atual não apresenta mais o risco de rompimento, isso se deu como resultado da ação emergencial executada pelo Idepi. Vamos continuar com equipe monitorando e executando trabalhos de restauração.”

O idepi vai continuar os trabalhos de restauração permanente da infiltração da parede da represa com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Um laudo técnico deve ser concluído ainda nesta quinta-feira (12).

A previsão ainda é de um considerável volume de chuvas nos próximos dias em grande parte da região Norte do estado, o que ainda deixa as autoridades em situação de alerta para a permanência dos cuidados de evacuação.

“A barragem continua sob monitoramento por mais algum período. As pessoas devem continuar seguindo às orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros”, alerta Magela.

De acordo com o site do Governo, cerca de 15 mil pessoas afetadas com as chuvas e que moram em áreas de risco estão sendo assistidas.

Os municípios que ainda se encontram em situação de alerta são José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Exército Brasileiro, segundo a fonte, está também auxiliando nas ações assistenciais às cidades.

Tags:

Comente aqui

id, vulputate, Curabitur leo ante. porta. facilisis mattis ipsum risus Aenean