Menu...

17 de dezembro de 2017

Tribunal Regional Eleitoral determina novas eleições em Valença do Piauí


Hospital de Olhos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) decidiu por unanimidade negar os embargos declaratórios e afastar do cargo o prefeito de Valença do Piauí, Walfredo Filho (PSB) e sua vice Paula Geane (PRB). Em junho do ano passado, ambos já tinham sido cassados, mas continuavam no cargo sob força de liminar. Com a decisão tomada pelo colegiado do TRE, assume interinamente a Prefeitura o presidente da Câmara Municipal, Getúlio Gomes (PP).

De acordo com o advogado Edson Araújo, que atuou na acusação, Walfredo Filho e sua vice devem ser notificados da decisão e devem se afastar dos cargos até o final de semana. “Sabemos que esses processos são morosos, mas sempre conseguimos comprovar as irregularidades na campanha e isso foi fundamental para a decisão”, pontuou o advogado.

Walfredo Filho e Paula Geane foram condenados por omitir gastos na campanha eleitoral de 2012, tendo sua prestação de contas reprovadas. Entre as irregularidades cometidas estão gastos com a logística de campanha, incluindo combustíveis, utilização de equipamentos tecnológicos como data-show, pagamento de pesquisas e de apresentadores de encontros políticos sem a devida comprovação de receita e despesas.

Walfredo Filho ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, mas vai aguardar fora do cargo. As novas eleições devem ocorrer num prazo de 45 dias. Os condenados também estão inelegíveis por oito anos. A vice-prefeita Paula Geane é esposa do ex- -deputado federal Marllos Sampaio (PSDB).

Procurados pelo ODIA para comentar a decisão, Walfredo Filho e Paula Geane não foram localizados por telefone.

Por: João Magalhães – Jornal O Dia
Foto: Cidade Verde


Tags: , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE