Menu...

18 de dezembro de 2017

Última turma de intercâmbio viaja na próxima semana para o Chile


Hospital de Olhos

Os últimos selecionados a passarem seis meses estudando em países estrangeiros, através do programa estadual de intercâmbio Aprender é uma Viagem, embarcarão na próxima semana. O voo rumo ao Chile está marcado para as 2h25, do dia 11 de março, terça-feira.

De acordo com Elizabeth Machado, coordenadora técnica do programa, com o embarque dos 17 alunos da rede estadual de ensino do Piauí para as cidades chilenas, conclui-se a etapa de envio dos 120 selecionados a participarem do projeto, que é uma idealização do Governo do Piauí, que está sendo executado pela Secretaria de Educação e Cultura (Seduc).

Todas as despesas destes estudantes, durante o período em que estiverem no exterior, tais como hospedagem e alimentação, estão sendo custeadas pelo Governo do Piauí. Além disso, cada aluno irá receber uma bolsa mensal no valor de R$600, convertidos na moeda de circulação local. “Essa quantia é para que os alunos possam comprar roupas adequadas ao país em que irão morar ou para o lazer e lanches”, explica Elizabeth.

No entanto, no primeiro mês de viagem, todos os alunos estão recebendo a quantia referente a duas bolsas, ou seja, R$1.200. De acordo com a coordenadora técnica do programa, esse adicional se justifica pelo momento de transição em que os estudantes irão enfrentar. “Enquanto eles não se adaptam à alimentação do país ou caso precisem comprar roupas mais adequadas ao clima da região, nós concedemos essa bolsa dobrada”, acrescenta.

Antes de viajar, cada estudante recebeu, das mãos do governador Wilson Martins, um tablet. A ferramenta foi concedida como forma de facilitar a comunicação dos alunos com os pais, que estão no Brasil, e também com o intuito de auxiliar nas atividades escolares.

Novas inscrições

O programa estadual de intercâmbio Aprender é uma Viagem está com inscrições abertas para sua nova edição. Inicialmente, os estudantes da rede pública de ensino irão passar por um processo seletivo para ingressar nos cursos de Inglês e Espanhol.

Confira o edital aqui!

Podem se inscrever, os alunos que estejam cursando o 1º ano do Ensino Médio, e que tenham de 14 anos a 17 anos. Além desse critério, haverá ainda uma seleção entre os jovens que obtiveram melhor média nas disciplinas de Português e Matemática, bem como na língua estrangeira escolhida, durante o ano letivo de 2013.

Estão sendo ofertadas 700 vagas, distribuídas em 28 turmas, sendo 450 destinadas para o curso de inglês e 250 para espanhol. Vale ressaltar que são destas turmas que serão selecionados os alunos para a edição 2014 do intercâmbio estudantil.

A inscrição deve feita através do link sistemas.mh1.com.br/intercambiopi. O prazo encerra no próximo dia 14 de março e o resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 21 deste mês.

Fonte: Portal Piauí


Tags: , , , , , , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE