Menu...

16 de dezembro de 2017

Transporte escolar muda realidade da educação no Piauí


Hospital de Olhos
O programa de transporte escolar implantado no Piauí pelo governador Wilson Martins começa a reduzir a evasão escolar nas redes públicas de ensino, sobretudo nas comunidades rurais mais distantes. A evasão é uma chaga que atinge em cheio as estatísticas educacionais.

Com a distribuição de ônibus e bicicletas em todos os municípios, o governo consegue o que até então parecia impossível: despertar no aluno carente o interesse pela escola e pelo aprendizado. Nas comunidades que já contam com os serviços, as escolas agora vivem com suas salas de aula lotadas.

A pequena escola Luiz Rodrigues de Sousa Martins, na localidade Fazenda São Bento, a 12 quilômetros da cidade de Santa Cruz do Piauí, é um exemplo. Com a chegada dos ônibus e das bicicletas até mesmo os alunos que moram em localidades distantes passaram a frequentar as aulas diariamente e apresentar melhor rendimento escolar.

– Hoje, praticamente, não temos alunos faltosos. Até os alunos problemáticos, que moram muito longe da escola, estão vindo às aulas – garante a diretora Maria do Carmo Moura Leal, reconhecendo que o quadro começou a mudar este ano, com a chegada dos veículos distribuídos pelo governo.

Maria Leal cita o caso do aluno Manoel Pereira da Silva, como exemplo. Ele mora na localidade Lages e para chegar à escola tinha que andar 8 quilômetros a pé. Com a chegada do ônibus, sua caminhada foi reduzida à metade e com a bicicleta, o problema de deslocamento acabou. Manoel faz a primeira parte do percurso – de sua casa ao ponto de ônibus – de bicicleta. A segunda, no ônibus escolar.

– Não teve coisa melhor na minha vida do que essa bicicleta. Agora posso vir às aulas todo dia e chego na escola na hora certa, sem precisar acordar de madrugada – avalia Manoel Pereira.

O programa também provoca mudanças nas áreas urbanas. Em Uruçuí, cidade a 453 quilômetros de Teresina, o motorista José Terto da Silva estima que chega a transportar mais de 200 alunos diariamente, distribuindo-os pelas escolas Cícero Coelho, Água Branca, Padre Pequeno, Lourdes Kury, Manoel Leal e Nossa Senhora de Fátima.

José Terto, que começa sua jornada às 6 horas e só termina por volta das 22h30, conta que todos esses alunos se deslocavam a pé para as escolas. Muitos deles, nem sempre conseguiam assistir aula porque chegavam atrasados.

– Aqui, se for aluno a gente leva, não importa de que escola seja – diz o motorista.

Para a diretora Rosiane Pereira, do Centro Educacional Padre Pequeno, no centro de Uruçuí, o transporte escolar oferecido pelo governo provocou uma imediata melhoria no aprendizado dos alunos, graças a uma frequência bem maior.

– Em nossa escola houve um aumento de demanda. Quase todos os dias recebemos pais querendo matricular seus filhos e eles alegam que não vieram antes porque não havia como trazê-los até a escola – explica a diretora.

Pau-de-arara – Em Fronteiras, a 400 quilômetros da capital o quadro mudou, mas até pouco tempo aluno era transportado em caminhão pau-de-arara e em carrocerias de camionetes.

O prefeito Eudes Agripino Ribeiro reconhece a mudança e assegura que hoje todo o município é atendido pelo transporte escolar, com veículos novos e seguros.

– Temos quatro ônibus que atendem toda população escolar e estamos aguardando a chegada das bicicletas, já anunciadas pelo governador Wilson Martins, para que o sistema fique melhor ainda. O programa de transporte escolar do governo tem que ser aplaudido – diz o prefeito. Ele revela que o sistema precário de transporte usado anteriormente chegou a provocar acidente com morte.

O Programa – O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar e o Programa Pedala Piauí distribuíram até agora 179 ônibus e 9.663 bicicletas. No total, serão entregues 225 ônibus e 70 mil bicicletas.

– Vamos levar o programa de transporte escolar a todas as escolas do estado. Nossos alunos precisam de mais atenção, de um apoio maior e é isso que estamos fazendo – destaca o governador Wilson Martins.


Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE