Menu...

20 de junho de 2018

Todos os municípios do Piauí terão lixões mapeados


Hospital de Olhos
A assinatura do contrato de mapeamento foi realizada nesta quarta-feira (19), na Setre.

A secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, recebeu, nesta quarta-feira (19) os representantes da Universidade Patativa do Assaré, instituição vencedora da licitação do projeto de resíduos sólidos, intitulado Incubadora de Talentos. A reunião teve como finalidade a assinatura do contrato entre as entidades para o mapeamento dos 224 municípios que serão beneficiados com o projeto.

Segundo o diretor-presidente da Universidade, Anderson Palácio, o mapeamento será imediato. “Ainda neste mês iremos pesquisar e mapear todos os lixões e os catadores de resíduos sólidos no Estado. O plano de execução será definido até o fim da tarde, junto à secretária Larissa”, afirma.

O Incubadora de Talentos é um projeto do Governo do Estado, realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que envolve a construção de uma usina de tratamento de resíduos sólidos e geração de bioenergia, além da capacitação de catadores cooperados para a reciclagem. O investimento é estimado em R$ 12 milhões.

“A iniciativa visa tratar os resíduos sólidos através da inclusão produtiva, preservando o meio ambiente e promovendo a geração de emprego e renda. Ao final do projeto, cerca de 300 empreendimentos econômicos solidários serão gerados e um total de 15 mil pessoas será beneficiado”, explica Larissa Maia.

Segundo a Lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, até 2014, todos os depósitos de lixo a céu aberto devem ser extintos. O Plano Estadual prevê a substituição dessas áreas, conhecidas como lixões, por aterros sanitários e o incentivo às cooperativas que trabalham com a reciclagem do lixo.

O Centro de Incubação será em Picos, mas os municípios de Teresina, Floriano, Piripiri e Parnaíba contarão com bases de apoio a esse Centro para dar suporte aos catadores de material reciclável e resíduos sólidos em cada um dos territórios. O fim dos lixões e a aplicação de medidas sustentáveis permitirão o reaproveitamento devido do lixo urbano, com a coleta seletiva e reciclagem desses materiais.

Fonte: CCOM

Tags: ,

Comente aqui

Aenean neque. at facilisis id ipsum felis