Menu...

22 de Janeiro de 2018

Sesapi inicia implantação do Sistema de Monitoramento de Câncer


Hospital de Olhos

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) dá início à implantação do Sistema de Monitoramento do Câncer (Siscan), que vai fazer o levantamento dos dados e cadastro de câncer de mama e colo de útero no Estado.

A implantação está prevista para março. Enquanto isso, os responsáveis pela operação do sistema nos municípios participam de treinamento em Teresina com os técnicos estaduais da Sesapi. O treinamento acontece na sala do Datasus nos turnos manhã e tarde e foi dividido de acordo com os Territórios de Desenvolvimento. Nesta semana, os territórios Entre Rios e Carnaubais serão contemplados.

De acordo com o suporte técnico estadual, Thiago Abreu, a previsão é que até o fim do mês todas as secretarias municipais do Estado já estejam aptas a operar. “O Ministério da Saúde recomendou a utilização a partir da competência de março, então montamos um calendário onde até o fim de fevereiro todos os municípios já estejam aptos a operar o Siscan”, comenta.

O cadastro funcional do Siscan é formado pelo nome cadastral, dados pessoais e diagnósticos do câncer. O objetivo é acompanhar o tratamento a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Portal Piauí

Sesapi

Tags: , , , , , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE