Menu...

12 de dezembro de 2017

Regeneração resgata a Festa do Divino e leva mais de 3 mil pessoas para a procissão deste domingo


Hospital de Olhos

PROCISSÃO DO DIVINO, EM REGENERAÇÃO – A Festa do Divino Espírito Santo, em Regeneração, foi criada há 70 anos, mas, depois de longos anos sem atividade, foi reativada pela Paróquia de São Gonçalo, que, segundo a organização, levou mais de 3 mil pessoas às ruas do município neste domingo (4) para a procissão de encerramento das festividades que tiveram início no último dia 1º, quinta-feira.

De acordo com o padre Robert Passos, a iniciativa de resgatar as comemorações surgiu de um desejo da própria comunidade católica de Regeneração.

“Conversando com algumas pessoas mais antigas, elas falaram que tinham esse desejo de reativar as festividades através da paróquia. Confesso que as expectativas foram superadas. Nós juntamos as equipes dos dons e fomos muito felizes durante os dias de preparação para essa festa. Fizemos um pré-festejo com sete missas de rua, uma para cada dom”, disse ele.

A comunidade católica foi subdividida em sete grupos conforme os dons do Divino: Ciência, Temor de Deus, Sabedoria, Piedade, Entendimento, Fortaleza e Conselho. O objetivo da paróquia foi realizar atividades para angariar fundos para a grande festa deste domingo.

“Como a Festa do Divino nesses moldes precisava de uma estrutura um pouco maior, nós criamos sete grupos com base nos sete dons. Cada grupo teria que fazer a missa de rua sobre os dons do Espírito Santo, e sempre fazíamos um evento para angariar fundos para montar a festa, por isso deu para fazer essa festa com essas vestimentas dos príncipes e princesas, bandeiras”, reforçou o pároco.

Programação da Procissão do Divino, em Regeneração

Da festa participaram religiosos de Regeneração, Angical e Jardim do Mulato. Como parte do encerramento das festividades a paróquia realizou às 17h30 a procissão, às 18h20 a missa na Igreja Matriz e, em seguida, bingo e quermesse.

As festividades do Divino, criadas há 70 anos no município pelo padre Marques – falecido em 2016, voltaram, de acordo com o padre Robert Passos, “motivadas pelo calor da fé e pela espiritualidade do povo regenerense”.

“A todos o meu muito obrigado. A festa foi lançada, e as pessoas abraçaram! Eu notei que era realmente uma devoção do povo regenerense. Agora, eu agradeço a cada um pelos dias do Tríduo. Desejo ainda que Deus abençoe a cada um que participou da organização desse importante acontecimento para a nossa paróquia”, encerrou.

As missas realizadas pelas equipes dos dons aconteceram nos últimos dois meses, mas, segundo informações, os primeiros passos para o resgate da Festa do Divino se intensificaram a partir de janeiro deste ano.

Durante o percurso, a imagem do Divino Espírito Santo foi conduzida pelo imperador Antonio Pereira e pela imperatriz Fátima Ferreira, ambos devotos do Divino Espírito Santo. O casal também realiza anualmente as festividades do Divino durante o mês de setembro.

Procissão do Divino, em Regeneração | Fotos: Denison Duarte

Radar Financeira

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE