Menu...

17 de Janeiro de 2018

Prefeito de Castelo e vice são cassados; município deverá ter novas eleições


Hospital de Olhos

O prefeito de Castelo do Piauí, José Ismar Lima Martins, o Dr. Zé Maia (PSD), e o vice-prefeito, Raimundo Soares do Nascimento Junior, o JR (PMDB), tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) na manhã desta segunda-feira, 13.

A cassação foi decidida através de voto de minerva do presidente da sessão e juiz federal, Francisco Hélio Camelo Ferreira.

Com a cassação do prefeito, quem assume o cargo é o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Adalberto Neirane (PSDB), da base de sustentação ao prefeito Zé Maia.

De acordo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral uma “nova eleição direta deve ser realizada no município de Castelo do Piauí, para o cargo majoritário, na forma prevista nos arts. 222 e 224 do Código Eleitoral, devendo o cargo de prefeito ser assumido pelo presidente da Câmara Municipal até a posse dos novos eleitos”.

ZÉ MAIA VAI RECORRER

O prefeito de Castelo, Zé Maia, tem três dias para conseguir nova liminar, permanecer no cargo e recorrer à cassação através de novo julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

O prefeito se mantém no cargo desde fevereiro de 2014, quando três dias após a sua cassação conseguiu liminar através do TRE-PI. Zé Maia foi cassado por prática de abuso do poder econômico; de poder político; de autoridade; captação ilícita de sufrágio e conduta vedada a agente público, referente ao pleito de 2012.

 

Fonte: O Olho

Tags: ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE