3:11 pm - quarta-feira novembro 22, 4400

Piaui fora do plano de expansão do BNB

Edição e postagem: Leomar Duarte, em 19-12-2013 15:54 | Última modificação: 19-12-2013 15:54
Hospital de Olhos

Até o início de 2014, o Banco do Nordeste planeja inaugurar 81 novas agências, embora nenhuma delas esteja prevista para o Piauí. A informação é criticada pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT), que ressalta o fato do estado piauiense ser o que mais aplica recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) proporcionalmente. “Não aceito a exclusão do Piauí. O mesmo critério que contempla Alagoas, Maranhão, Ceará, tem que servir para o nosso estado”, enfatiza o parlamentar ao questionar o plano de expansão do Banco.

O deputado destaca que o Banco do Nordeste tem uma grande importância na promoção do desenvolvimento sustentável, principalmente junto ao setor da agricultura familiar nos pequenos municípios. “No entanto, apenas 16 dos 224 municípios piauienses contam com unidades do BNB”, lamenta.

Jesus Rodrigues enviou ofício ao presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, solicitando a instalação de agências nos municípios de Altos, Barras, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Curimatá, Fronteiras, Gilbués, Jaicós, Monsenhor Gil, Parnaíba (mais duas agências), Pedro II, Picos (mais uma agência), Piracuruca, Regeneração, Simplício Mendes, Teresina (mais três agências) e União.

O parlamentar argumenta que Teresina, Parnaíba e Picos são grandes centros urbanos e que as demais cidades relacionadas são consideradas micropolos, pois concentram prestações de serviços a vários municípios vizinhos, além de serem detentoras de alto potencial econômico, com importantes perspectivas para a geração de negócios, atendendo, portanto, aos critérios exigidos para a instalação de agências.

No Piauí, o BNB disponibiliza unidades em Água Branca, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí, além de manter três agências em Teresina.

Fonte: piauihoje

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE