Menu...

13 de dezembro de 2017

Piauí terá categorização dos serviços de alimentação


Hospital de Olhos
O Piauí vai participar da proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil. Esta é uma iniciativa pioneira baseada em experiências bem sucedidas de cidades, como Los Angeles, Nova Iorque e Londres e será apresentada aos brasileiros em forma de um projeto-piloto. A Copa do Mundo FIFA 2014 foi considerado o momento apropriado para a execução desse projeto.

O projeto-piloto de categorização será implantado, de forma voluntária, em cidades que serão sedes da Copa do Mundo e também naquelas cidades interessadas em aplicar a metodologia proposta. O objetivo é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e da responsabilização do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras definidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

A categorização é uma iniciativa da Vigilância Sanitária, em articulação com o Ministério da Saúde. As vigilâncias sanitárias das cidades participantes serão responsáveis pela inspeção dos serviços de alimentação e categorização desses estabelecimentos.

Visando a importância do projeto, principalmente em garantir a qualidade dos serviços de alimentação do Estado, no Piauí, o município piloto do projeto será Parnaíba. Devem ainda participar do projeto Teresina, Pedro II, Campo Maior, São João do Piauí, Oeiras, Luís Correia e São Raimundo Nonato.

A ideia da proposta é classificar os serviços de alimentação com base em um instrumento de avaliação que prioriza os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde. Essa classificação fica disponível ao consumidor, dando a oportunidade de que o mesmo conheça a qualidade sanitária dos serviços de alimentação que ele utiliza. “A nossa intenção é dar segurança ao consumidor e incentivar os estabelecimentos para que tenha qualidade no serviço oferecido, evitando assim, qualquer tipo de dano à saúde da população”, disse a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Cada cidade participante do projeto irá selecionar os serviços de alimentação onde será aplicada a categorização. O Projeto já está em andamento no Piauí. Nos últimos 2 meses, uma equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), esteve em Pedro II, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras e São João do Piauí para orientar as visas municipais e fazer a apresentação da ação para o setor regulado.

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE