Menu...

19 de junho de 2018

Homem leva cruz de 5 metros por 12 km até prefeitura de Teresina em protesto


Hospital de Olhos

O educador social Reilan Nunes de Carvalho, de 45 anos, resolveu fazer um protesto diferente na manhã desta quinta-feira (27). Ele carrega por 12 km uma cruz de cinco metros de altura com os dizeres “S.O.S. prefeito” do bairro Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina, até a prefeitura da capital em protesto contra o que ele chama de “descaso dos poder público municipal”, que não teria respeitado Orçamento Popular da cidade na sua previsão de investimentos para a construção de um complexo esportivo na região.

Segundo Reilan, que desenvolve desde 2003 ações do projeto ‘Frutos do Brasil’, com atividades como vôlei, atletismo e futebol para cerca de 320 crianças na Zona Sudeste de Teresina, há um terreno no Alto da Ressurreição onde deveriam ser construídas quadras esportivas e uma pista de atletismo, mas até a gora nem a prefeitura, nem o governo do estado fizeram nada no local. Reilan afirma que o orçamento popular de 2012 destinou R$ 150 mil para a construção da estrutura e até agora nada foi feito. Mesmo assim, ele afirma que já conseguiu fazer alguns jovens campeões. Cita, por exemplo, o garoto Francisco Laércio, campeão de atletismo em nível nacional.

O protesto foi a forma que ele encontrou para chamar atenção das pessoas para construir o complexo esportivo numa região perigosa, onde acontecem cerca de 10 assassinatos por mês, segundo ele. “A violência é constante e eu estou perdendo jovens para as drogas e para os traficantes, que tem muito mais a oferecer para a juventude do que eu. Preciso desse dinheiro pra que outros jovens não entrem no crime”, lamenta.

Reilan espera ser recebido pelo prefeito ou pelo secretário de Esportes do município e sensibilizar o poder público da necessidade da construção do complexo para engajar mais crianças carentes em diversas atividades educacionais e esportivas e afastá-las das drogas.

Todos os anos, a prefeitura reúne as comunidades de Teresina para saber quais são as demandas de cada uma e depois elabora um documento estabelecendo as regiões onde é identificada maior necessidade de investimentos para onde irão recursos do Orçamento Popular.

Fonte: G1 do Piauí

Tags: , , , , , , , ,

Comente aqui

tempus Aenean massa velit, libero non pulvinar Phasellus