Menu...

21 de Abril de 2018

Prefeitura retira famílias de áreas de risco da barragem de José de Freitas


Hospital de Olhos

A barragem do Bezerro, que fica em José de Freitas, já apresenta três pontos de ruptura, é o que afirma a prefeitura, que já está providenciando retirada de famílias de comunidades rurais que ficam próximas ao reservatório na tentativa de evitar grandes prejuízos em caso de rompimento da barragem.

No local, as obras emergenciais que estão sendo realizadas visam tentar diminuir o nível do reservatório e, consequentemente, evitar o rompimento.

A prefeitura disse que durante toda a tarde de ontem foram detectados três pontos na barragem com risco de rompimento. Até o anoitecer, providências foram tomadas para a retirada de famílias de comunidades próximas da barragem. Segundo informações, elas foram encaminhadas para escolas que ficam na sede do município. A prefeitura assegura ainda que bombeiros estão monitorando sem interrupção a situação da barragem do Bezerro.

Ao todo, 45 famílias foram retiradas e, durante esta segunda-feira, outras remoções podem acontecer. Famílias de sete comunidades rurais do entorno da barragem já foram removidas. A prefeitura alertou motoristas informando que a PI-115 está com tráfego interrompido em razão do risco de rompimento.

O diretor de Defesa Civil, Vitorino Tavares, disse que há uma pressão gerada por causa do elevado volume de água contra a barragem. “Os técnicos chegaram, fizeram uma avaliação e estão adotando procedimentos para diminuir a pressão da água no ponto que estava crítico. Foram abertas as comportas e vazado mais o sangradouro para que aumente a vazão e diminua a pressão da água”, explicou ao G1.

Segundo ele, a barragem pode acumular até 10 milhões de metros cúbicos de água. “Hoje a perspectiva é de baixar em um metro o volume de água da profundidade da barragem”, disse acrescentando ainda que a partir da diminuição do nível da água é possível não haver danos.

Famílias em situação de risco são removidas

famílias barragem bezerro josé de freitas bezerro

Tags:

Comente aqui

Lorem Sed neque. Praesent leo. dolor. nunc libero porta. vel, mattis