Menu...

25 de Maio de 2018

Professor alerta sobre os riscos em praticar exercício sem acompanhamento profissional


Hospital de Olhos

Todo início de ano é comum ver as pessoas lotando as academias para perder os quilos extras adquiridos nas festas de final de ano, no entanto é preciso muita cautela antes de começar qualquer atividade física. A falta de uma orientação médica e de um profissional qualificado podem ocasionar problemas ortopédicos como distensão muscular, dores articulares agudas, lombalgias, tendinites e várias outras alterações físicas como arritmias, tonteiras e câimbras.

De acordo com o professor do curso de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Aliança, Thiago Sousa Reinaldo, o maior perigo nesta corrida contra o tempo para perder peso, é fazer exercício sem o acompanhamento de um professor. “A primeira coisa que temos que pensar é em relação à assiduidade. Não adianta indicar um tipo de atividade se o aluno não gosta. É preciso respeitar o gosto do aluno dentro da realidade. Uma pessoa com artrose, por exemplo, não pode correr. E ninguém inicia na musculação levantando 100 kg. A presença de profissional irá adaptar a necessidade do aluno ao gosto do mesmo, e prevenir lesões musculares.”

Atualmente a prática de exercícios está ligada a questões de saúde, pois ajuda na prevenção de inúmeras doenças, como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose entre outras. “O exercício físico tem uma relação direta com saúde, pois contribui para melhorar a força, a composição corporal, e todo o funcionamento do organismo de um indivíduo.”, explica Thiago.

O professor alerta ainda que muitas pessoas passam tempo demais sem praticar exercício e acabam se excedendo. “Quando a gente fala de excesso de treinamento o primeiro problema que posso ter é associado a lesões musculares. A gente tem que tirar da cabeça das pessoas esta cultura de que exercício precisa doer. Muitas vezes a dor é um sinal inflamatório, e é preciso parar e avaliar”, finaliza.

Tags:

Comente aqui

Praesent quis, felis libero. ut ipsum felis Praesent ut efficitur. dolor. consectetur