Menu...

18 de dezembro de 2017

Estudantes do Piauí são acolhidos pelas famílias norte-americanas


Hospital de Olhos

Já em solo norte-americano, os dez estudantes da rede pública de ensino do Piauí, aprovados para passar seis meses estudando nos Estados Unidos, através do Programa de Intercâmbio Estadual Aprender é uma Viagem, estão se preparando para o início do novo ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (27).

Os adolescentes saíram de Teresina rumo a Orlando no último domingo (19), e desembarcaram na segunda-feira (20). “As famílias que ficaram responsáveis pela estadia dos estudantes, os receberam direto no aeroporto. Durante a viagem e nessa primeira semana nos Estados Unidos, eles também estão recebendo o apoio de uma pessoa da empresa responsável pelo Intercâmbio, depois disso, o coordenador local é que será nosso representante lá”, explica a coordenadora do Intercâmbio, professora Ivanilde Castro.

Segundo ela, os estudantes não estão tendo problemas de adaptação. “Eles estão ótimos, todos instalados e se dando muito bem com as famílias”, disse. Ivanilde conversou, inclusive, com Agostinho Antônio, um dos adolescentes participantes do projeto. “Conversamos pelo Facebook e ele disse que está muito feliz com o acolhimento da família norte-americana, que a ‘mãe’ é uma pessoa muito acolhedora e que adorou o presente que ele levou para ela do Brasil, uma havaiana personalizada”, conta.

Durante a estadia no exterior, cada estudante receberá R$ 600,00 convertidos na moeda de circulação local. Segundo a coordenadora do Intercâmbio, essa bolsa é destinada para despesas pessoais, tais como compra de material escolar, lazer e lanches, pois as despesas básicas deles já está sendo custeada pelo próprio programa, a exemplo da estadia, alimentação e educação.

O projeto Aprender é uma Viagem é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc). Ao todo, 120 estudantes da rede pública de ensino foram selecionados para estudar um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.

Fonte: Portal Piauí

Alunos 2 Alunos 3

Alunos 2


Tags: , , , , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE