Menu...

25 de Abril de 2018

Defesa Civil alerta novas cidades por riscos de rompimento da barragem do Bezerro


Hospital de Olhos

Nessa segunda-feira (9) a Defesa civil do Estado do Piauí aumentou a quantidade de cidades sob Alerta de risco de alagamentos por conta da possibilidade de rompimento da barragem do Bezerro, em José de Freitas, no Norte do Piauí.

O órgão informou ainda que foi comunicado para que famílias ribeirinhas fossem retiradas dos municípios Lagoa Alegre, Cabeceiras do Piauí, Barras, Batalha e Esperantina, aumentando de 45 para 70 o número de famílias que deixaram a área do reservatório.

A Defesa Civil continua a orientar as pessoas que moram em áreas ribeirinhas consideradas de risco para que procurem se abrigar em locais seguros, considerando que a água pode chegar até esses municípios em razão do aumento do nível do Rio Marataoan, que está com seu volume de águas consideravelmente alto. O alerta segue também por conta das águas que estão sendo escoadas pelos sangradouros abertos na barragem do Bezerro.

Informações da Defesa Civil apontam que a água desse desvio deve de acontecer pelo rio Marataoan até o município de Barras, onde já foram registrados alguns alagamentos, devendo seguir até Esperantina pelo rio Longá. Pela ordem do curso das águas serão afetados os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Barras, Batalha e Esperantina.

A Defesa Civil informou ainda que o nível das águas diminuiu 8 centímetros em duas horas na manhã dessa segunda-feira.

Outra informação da Defesa Civil é que o nível do rio Marataoan aumenta cerca de 5 cm por hora. Nos últimos três dias foi registrado um aumento de mais de 5 m chegando a atingir áreas residenciais.

O prefeito do município de Barras, Carlos Monte, esteve reunido com autoridades na última segunda-feira para fazer uma avaliação da situação. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a cidade para auxiliar no trabalho durante o período de alerta em caso de enchente.

Tags:

Comente aqui

Lorem felis id elit. elit. non ultricies mi, accumsan amet,