Menu...

18 de junho de 2018

Moradores da região Sul do Piauí registram chuva de granizo


Hospital de Olhos

CHUVA DE GRANIZO – Em São Julião choveu granizo na tarde desta segunda-feira (8). O evento climático, ocorrido na zona urbana do município, foi registrado pelos moradores da pequena cidade que fica ao sul do Piauí. As pedras de gelo que se precipitaram caíram acompanhadas de chuva forte.

O encontro dos ventos frios e quentes, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, foi a causa da precipitação. “Muitas pessoas tem a ideia de que não acontece em lugar quente e quase sempre acontece. O granizo ocorre quando tem umidade na atmosfera e aquela nuvem propícia de crescimento vertical”, ressaltou a meteorologista.

A meteorologista assegura que pode ter ocorrido um choque de temperatura em São Julião. “Essa nuvem é bem fria e está em um nível bem alto. O calor da superfície sobe para um nível mais elevado e quando se encontra com o local de temperatura muito fria na nuvem, em torno de 60 ou 70 °C negativos há um contraste de temperatura com mudanças de pressão e temperatura assim como vento transformando as gotículas de água em partículas de gelo”, afirmou.

Chuva de granizo em parte da cidade

Ela explica ainda o porquê de as precipitações de granizo não acontecerem e toda a cidade. “Quando elas pesam se precipitam e não dá tempo elas se derreterem, fazendo com que elas cheguem em forma de gelo. Mas, só acontece na condição de umidade e nuvem própria”, disse.

Tags:

Comente aqui

vel, leo venenatis neque. venenatis, dolor