Menu...

Última Notícia

15 de dezembro de 2017

Diretoria da ADUFPI participa do II ENE e de marcha em defesa da educação pública


Hospital de Olhos

ADUFPI em marcha pela Educação Pública – O presidente da ADUFPI, Jurandir Lima, juntamente com os diretores Lurdinha Nunes, Mairton Celestino e Jefferson Leite, participaram nesta sexta-feira (17) da Mesa de Abertura do II Encontro Nacional de Educação (II ENE), no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Esse ano, o encontro traz como tema “Por um projeto classista e democrático da educação – Contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”.

As palestras que acontecem durante o evento trazem uma análise sobre o Ajuste Fiscal e o Endividamento Público a nível nacional, antes e pós-saída da presidente Dilma Rousseff e ainda numa perspectiva em nível de América Latina. Além de debater a educação em vários eixos como: gestão, financiamento, avaliação, gênero, questões étnico-raciais, entre outros.

Ainda na tarde de ontem os professores Jurandir Lima, Lurdinha, Mairton Celestino e Jefferson Leite participaram também da marcha “Em Defesa da Educação”, que marcou a abertura do II Encontro Nacional de Educação (II ENE), organizado pelo Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!”. A marcha teve início no Museu da República, percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Ministério da Educação (MEC).

“A realização da marcha foi uma das formas de mostrarmos nossa força e também que não vamos ficar parados enquanto a Educação Pública sofre constantes ataques. Nós, enquanto diretoria da ADUFPI, estamos aqui representando os docentes da Universidade Federal do Piauí e lutando pela garantia da manutenção dos nossos direitos trabalhistas, contra a privatização das Universidades e pela garantia de um ensino público de qualidade.”, afirma Jurandir Lima, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

Ao final da marcha, os representantes do “Comitê Nacional Em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!” entregaram uma carta endereçada ao ministro interino da Educação, Mendonça Filho, em frente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), que foi recebida por Leonel Cunha (subsecretário de assuntos administrativos do Ministério) e Nadia Ferreira (assessora especial do Ministro Moreira Filho). O documento foi assinado por 15 entidades.

O II ENE reúne em Brasília, até o próximo sábado (18), estudantes secundaristas e universitários, servidores públicos federais, estaduais e municipais, técnicos administrativos, lideranças indígenas e populares, para debater os rumos da educação no país e também para traçar estratégias de combate aos ataques à educação pública.

ADUFPI EM MARCHA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA

foto222

ADUFPI em marcha21foto20

 

Postagem: Denison Duarte

Texto: Karla Danielle

Fotos: Mairton Celestino, Jefferson Leite e Jurandir Lima, Jefferson Leite, Lurdinha Nunes e Jurandir Lima.

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE