Menu...

Última Notícia

12 de dezembro de 2017

ADAPI informa novos prazos para vacinação contra febre aftosa


Hospital de Olhos
Em decorrência da irregularidade de chuvas em 2013 a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Superintendência Federal da Agricultura suspenderam a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que aconteceria em maio, e anteciparam para julho a segunda etapa, que seria em novembro. Segundo a Agência a decisão está relacionada à situação nutricional dos animais que, em julho, ainda dispõem de pastagens que os manterão em condições adequadas para receber a vacina.

O membro da ADAPI, em Amarante(PI), Gerardo Lira, afirma que em novembro o bovino estará muito magro e não terá em condições de receber o produto biológico. “Não se pode inocular um produto biológico em um organismo fragilizado, pois a eficácia da vacina não será a mesma”, explica.

O município de Amarante conta com 12.5 mil bovinos. Como estratégia para o alcance da meta que é de 100%, a Adapi fará a vacina oficial, indo à propriedade após agendamento, e também a assistida, indo às propriedades mais propensas à febre aftosa. Como exemplo deste último caso estão as áreas contíguas a lixões e as propriedades onde acontecem as vaquejadas porque recebem animais de fora do município e/ou de outros estado.

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE