Menu...

Última Notícia

12 de dezembro de 2017

Campanha de vacinação contra HPV começa próxima segunda-feira(10)


Hospital de Olhos

>>Curta a fanpage do Somos Notícia no Facebook clicando aqui

A meta do Estado é vacinar 90 mil meninas entre 11 e 13 anos de idade. Escolas e postos de saúde serão os principais pontos de aplicação

Terá início no dia 10 deste mês, a campanha de vacinação contra o câncer de colo de útero (HPV), em garotas de 11 a 13 anos de idade. A meta estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi) é atingir cerca de 80% do público-alvo em todo o Piauí. As doses das vacinas já se encontram na capital e devem ser repassadas aos municípios nos próximos dias.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, cada município será responsável pela estratégia de aplicação da vacina. “Nossa parte é oferecer as instruções de uso, armazenamento, e reações adversas. A sugestão é que a aplicação seja feita em escolas públicas e particulares por ser mais fácil a localização e abrangência, das meninas, mas isso não é regra, alguns municípios também oferecerão a vacina em Unidades Básicas de Saúde”, explica a coordenadora.

As vacinas irão prevenir as garotas contra os HPVs tipos 6-11-16-18 da MSD, em um programa que será dividido em três etapas, a primeira acontece entre os dias 10 de março a 10 de abril, a segunda em campanha marcada para setembro e a terceira acontecerá cinco anos após a data da primeira dose.

Em relação às contraindicações é necessário ter atenção com adolescentes que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina, com história de hipersensibilidade imediata à levedura e que desenvolveram sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber uma dose da vacina HPV.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Fonte: Governo do Piauí

Tags: , , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE