AMARANTE

Piauí

Piauí inicia vacinação de indígenas contra a Covid

Publicado em

Piauí


O Estado do Piauí começou, nesta segunda-feira (5), a imunização contra a Covid-19 dos povos indígenas aldeados, contemplados no Plano Nacional de Imunização (PNI). Em Teresina, foram vacinados 30 índios da etnia Guajajara, na Aldeia Ukair, onde moram 45 famílias, no bairro de Fátima. A vacinação foi possível após aprovação na Comissão Intergestora Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ao todo, no Piauí, serão contemplados 1.302 índios a partir de 18 anos.

A vacinação já começou em todo o Estado nas cidades onde vivem indígenas. As tribos estão localizadas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina. Eles são das etnias Tabajara, Kariri, Gamela, Gueguê e Guajajara. A vacinação dos indígenas ficará a cargo das secretarias municipais de saúde dos municípios onde cada tribo fica localizada.

Para a índia guajajara Aliã Wamiri, a vacina traz esperança para a população indígena. “É uma gota de esperança de vida pra nós. Não paramos de trabalhar na pandemia e temos que agradecer essa vitória de tomar a vacina”, diz Aliã.

Leia Também:  Pernambucano morre em grave acidente com caminhão no Piauí

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, a população indígena faz parte de um dos grupos de maior risco por conta da vulnerabilidade. “Com a imunização, fazemos uma evolução no plano de vacinação que contribui muito para cortar a transmissibilidade do vírus”, diz o gestor.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Águas de Teresina realiza nesta terça (21) programação ambiental comemorativa ao Dia da Árvore

Publicados

em


Em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Águas de Teresina realizará amanhã, dia 21 de setembro, ação especial com os colaboradores de plantio de mudas nativas na Estação de Tratamento de Água Sul (ETA-Sul). A iniciativa tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da preservação de áreas verdes, cuidados com o meio ambiente e arborização urbana.

Para Aparecido de Souza, coordenador de EHS (saúde, segurança e meio ambiente) da concessionária, o incentivo à preservação do meio ambiente é um valor para a Águas de Teresina. “Trabalhamos com a água, com o meio ambiente e por isso é importante destacarmos datas como o Dia da Árvore dentro da empresa. Ao lembrarmos desse dia, fortalecemos a conscientização da preservação ambiental e, com isso, todo o trabalho que desenvolvemos com a gestão de água na cidade”.

O plantio será iniciado às 8h com a participação especial de uma criança da Cerâmica Cil (núcleo urbano que, recentemente, passou a ser administrado pela concessionária). A iniciativa visa destacar o compromisso da Águas de Teresina com a vida, com as pessoas, com a comunidade, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Leia Também:  MPPI ingressa com ação civil pública contra o prefeito de São João da Fronteira

“É muito importante ensinar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, pois é algo essencial para o seu futuro. O simples ato de plantar uma árvore, desperta a responsabilidade que elas devem ter, com os outros e o meio o qual vivem. Por isso vamos levar uma criança para simbolizar esta ação tão importante para a humanidade”, relatou Aparecido.

Dia da Árvore
Despertar a conscientização para a preservação desse elemento importante para todo o meio ambiente. O dia foi escolhido em referência ao início da primavera, que inicia em 23 de setembro no hemisfério Sul.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA