AMARANTE

PIAUÍ

Piauí inicia vacinação de indígenas contra a Covid

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


O Estado do Piauí começou, nesta segunda-feira (5), a imunização contra a Covid-19 dos povos indígenas aldeados, contemplados no Plano Nacional de Imunização (PNI). Em Teresina, foram vacinados 30 índios da etnia Guajajara, na Aldeia Ukair, onde moram 45 famílias, no bairro de Fátima. A vacinação foi possível após aprovação na Comissão Intergestora Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ao todo, no Piauí, serão contemplados 1.302 índios a partir de 18 anos.

A vacinação já começou em todo o Estado nas cidades onde vivem indígenas. As tribos estão localizadas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina. Eles são das etnias Tabajara, Kariri, Gamela, Gueguê e Guajajara. A vacinação dos indígenas ficará a cargo das secretarias municipais de saúde dos municípios onde cada tribo fica localizada.

Para a índia guajajara Aliã Wamiri, a vacina traz esperança para a população indígena. “É uma gota de esperança de vida pra nós. Não paramos de trabalhar na pandemia e temos que agradecer essa vitória de tomar a vacina”, diz Aliã.

Leia Também:  Wellington Dias trata sobre plano de imunização com presidentes da Câmara e do Senado

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, a população indígena faz parte de um dos grupos de maior risco por conta da vulnerabilidade. “Com a imunização, fazemos uma evolução no plano de vacinação que contribui muito para cortar a transmissibilidade do vírus”, diz o gestor.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PIAUÍ

Secretária do Meio Ambiente realiza live de apresentação do ICMS Ecológico 2021

Avatar

Publicados

em


A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, apresentou, nesta segunda-feira (12), por meio de uma live, o ICMS Ecológico 2021. O evento contou com a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara; da coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do procurador chefe do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lívio Bonfim.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, explicou Sádia Castro.

Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir apenas três critérios, ele receberá o selo C”, informou a secretária.

Leia Também:  Wellington Dias trata sobre plano de imunização com presidentes da Câmara e do Senado

De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.

A live foi vista por 186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, o vídeo continua disponível no canal do Youtube da Semar, e o e-mail [email protected] está disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA