AMARANTE

Tecnologia

Piauí avança e é 3º lugar do país no uso de tecnologia e fibra ótica

Publicado em

Tecnologia


De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Piauí está no 3º lugar no ranking de uso de tecnologia e fibra ótica. Os dois primeiros lugares ficam com Amapá e Roraima. O estado conta com uma infraestrutura de rede fibra óptica de qualidade e que está em expansão. Atualmente, 69% da conexão de internet é feita via fibra óptica. O Piauí foi o estado do Nordeste que mais avançou em números de acessos à internet banda larga, com crescimento de 23,06% em 2020, em comparação com o ano de 2019. Esse crescimento resulta em mais oportunidades para a população, gerando economia, facilitando a comunicação e o acesso à educação, saúde, lazer e segurança.

Ponto de internet do Piauí Conectado na Praça Pedro II

“Com a implantação do Piauí Conectado, o estado concretiza a meta de ter um rede de dados própria de alta velocidade, oferecendo serviços de qualidade aos seus servidores e aos cidadãos que precisam do serviço público, inicialmente chegando a 101 municípios. Com a expansão, atingiremos 100%, o que reflete nesta pesquisa o aumento significativo na disponibilidade de fibra ótica. Isto também possibilita ao mercado um forte atrativo para oferta do serviço de internet ao usuário final. Este é o caminho. Em breve, toda a população do estado irá se beneficiar deste importante marco em nossa história”, disse o diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres.

Ponto de internet do Piauí Conectado na Praça Pedro II

O Projeto Piauí Conectado está implantando em todo o território piauiense uma rede de fibra óptica de qualidade que trará benefícios para a população, agilizando os atendimentos oferecidos pelo setor público, como escolas, hospitais, delegacias e demais órgãos. Serão implantados mais de 11 mil km de rede de fibra óptica em todas as regiões do estado.

Leia Também:  Prefeitura de São Francisco do MA capacita educadores para informatizar rede municipal de ensino

A iniciativa é uma parceria público-privada com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Agência de Tecnologia do Piauí (ATI). Além de ampliar os serviços na rede pública, o projeto contempla também a oferta de internet gratuita e de qualidade diretamente à população, por meio da rede Piauí Conect WI-FI Livre, disponível atualmente em 199 espaços públicos.

Comerciante em São João do Piauí, região sul do estado, Inara Gomes da Silva utiliza a internet da Piauí Conectado diariamente e aprova a qualidade do sinal. “Eu e meus clientes utilizamos e a internet é boa. Estou gostando porque estávamos precisando muito”, afirma. Em São João do Piauí, a internet gratuita está disponível para todos, nas praças Honório Santos, Noé Carvalho e Manoel Antônio de Sousa.

No norte do estado, o estudante de Água Branca, Marcos Antônio Alves, aproveita o wi-fi gratuito para o estudo e lazer. “Utilizo a internet para fazer trabalho de escola, pesquisa, acessar o Youtube e muito mais. É uma internet muito boa, de qualidade, não trava e você pode usar a qualquer hora”, conta. Em Água Branca, as praças Joaquim Gomes Calado, José Pereira Lopes e Capitão Jenuíno Monteiro estão conectadas com rede sem fio.

Leia Também:  Anatel divulga qualidade da banda larga fixa e móvel em 12 estados

A conectividade deve crescer ainda mais com a expansão do Projeto Piauí Conectado, aprovada este ano pelo Governo do Estado. “Novas cidades estão sendo contempladas e, até 2022, todos os 224 municípios contarão com estrutura de internet por meio de fibra óptica com alta capacidade e disponibilidade”, revela Emerson Silva, diretor presidente da Piauí Conectado.

Segundo a Anatel, a fibra óptica já é a principal tecnologia de acesso na maioria dos estados brasileiros. Sendo mais de 50% em 11 estados brasileiros.

Fonte: Redação CCom
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tecnologia

Como comprar um IPhone barato: Veja as melhores dicas!

Publicados

em

Quem ama a tecnologia com certeza adora ficar por dentro das novidades e busca se integrar ao mundo dos celulares e dispositivos móveis. Um dos modelos mais confiáveis e recomendados do mercado são os celulares da marca mundialmente conhecida, o iPhone.

Porém, com tantos modelos disponíveis e preços diferenciados, muitos se perguntam como comprar um IPhone barato.

A resposta para isso pode variar dependendo do modelo, ano de fabricação e funções de tal modelo. A marca iPhone é renomada e reconhecida ao redor do mundo, portanto, seu custo pode ser um pouco alto para vários usuários de celulares. Porém, não há razão para temer, existem dicas simples para aprender como comprar um IPhone barato de maneira fácil e prática.

Nesse artigo, iremos ajudar o consumidor a compreender o que um iPhone barato pode oferecer, mesmo sendo de menor custo do que modelos mais caros e atuais. Veja as melhores dicas de como comprar iPhone barato hoje mesmo e consiga alcançar aquele sonho que muitos possuem de finalmente obter um celular da Apple.

Por que escolher um iPhone barato?
O preço de um iPhone no mercado atual se encontra em torno de sete a onze mil reais. A realidade é que o celular da marca Apple é muito renomado e reconhecido por todo o mundo, isso acaba por fazer ele possuir uma demanda alta e faz com que quem vende se aproveite dessa situação e suba o preço desses itens.

Escolher um iPhone barato não significa optar por um celular de qualidade duvidosa ou ruim, muito pelo contrário, há como obter resultados similares do sistema operacional de um celular de modelo mais antigo quando comparamos o mesmo a modelos que acabaram de serem lançados.

Leia Também:  Governo processa operadoras por irregularidades em serviços

Um iPhone barato permite que uma pessoa economize seu dinheiro. Nos dias de hoje, economizar e usar dinheiro de forma inteligente enquanto se investe naquilo que gosta é muito importante.

Além disso, celulares da Apple que foram lançados antes do modelo mais novo, iPhone 13, ainda podem conter diversas funções interessantes e de qualidade para o usuário.

Como comprar um iPhone barato?
Existem algumas dicas básicas que todos interessados em tecnologia devem conhecer. Sabemos que, no Brasil, conseguir saber como comprar um iPhone barato pode ser um desafio. Afinal, o preço de itens tecnológicos sobe cada vez mais a cada ano.

Quem pensa em gastar com o último lançamento do iPhone certamente precisa de muito estudo do preço, funcionalidade e qualidade do item, antes de investir nesse celular. Porém, como dito antes, existem algumas dicas que todos amantes de tecnologia devem aprender para se manter atualizados e ver como e onde comprar iPhone barato e confiável.

Compre um iPhone seminovo
Para muitos, essa opção pode parecer duvidosa. Porém, há um amplo mercado em diversos sites de venda que oferecem a opção de um celular da Apple seminovo e com diversas funcionalidades incríveis que todo iPhone possui. Normalmente, modelos antigos são os que reinam quando o assunto é a compra de seminovos.

Leia Também:  Motociclista morre ao colidir veículo contra cavalo na zona rural de Pedro II

Espere que o ano passe
Como já entendido, modelos que acabaram de serem lançados no mercado possuem preços muito altos. Porém, com o passar de um ano, é possível que o modelo tenha seu preço diminuído em até 50%. Isso se dá por conta da Apple, fornecedora do iPhone, lançar um ou dois modelos novos a cada ano.

Comprar internacionalmente
Outra dica de como comprar iPhone barato é comprar internacionalmente por sites intermediários. Aqueles que possuem cartões internacionais ou que permitem compras por dólares podem investir nessa dica.

Comprar internacionalmente dos Estados Unidos é a melhor opção, pois o dólar é extremamente valorizado e o preço de um iPhone despenca em forma de dólares se comparado ao preço do real brasileiro.

É seguro comprar um iPhone barato?
Comprar um iPhone barato não é sinônimo de um produto em mal estado, significa apenas que esse produto irá ajudar alguém a economizar dinheiro e ainda possuir o celular tão desejado. Isso significa que saber como comprar um iPhone barato é seguro e confiável.

Saber como comprar iPhone barato significa que alguém pode usufruir de diversas funções interessantes do smartphone mais popular do mundo. Sua câmera é de última linha, não importa o modelo ou quão velho ele é, e ainda possui um armazenamento grande que permite o usuário a armazenar tanto quanto quiser em seu dispositivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA