Os pescadores de Amarante estiveram em reunião na manhã deste domingo (10) na sede do Sindicato dos Pescadores Artesanais (Sindpesca).
Com a categoria esteve o biólogo André Bastos, que está realizando a segunda etapa de um projeto de pesquisa sobre a atividade pesqueira na área do meio ambiente no rio Parnaíba.
“Estou muito feliz por fazer esse trabalho em Amarante. Essa pesquisa surgiu em razão da crise global do setor pesqueiro, e tem como objetivo avaliar as realidades locais da pesca. Este ano a gente vai avaliar os padrões de consumo de Amarante. Dependendo do resultado a gente pretende que ele traga implicações para políticas de conservações do setor pesqueiro e valorização da cultura local”, afirmou o biólogo.
Participaram também o presidente do Sindpesca José de Arimatéia e o representante jurídico, Diógenes. Os dois esclareceram dúvidas dos pescadores sobre o Seguro Defeso, que alguns já estão recebendo.
Dentre os temas abordados durante a reunião estava a Reforma da Previdência, que, brevemente, deverá passar pelo Congresso Nacional.
“Uma reforma que tira muitos direitos dos trabalhadores e que precisa ser bem melhorada”, considerou José de Arimatéia.
Durante sua participação na reunião, o presidente da entidade solicitou o apoio dos sócios para recuperar a parte do muro que desabou no último final de semana em razão das fortes chuvas que caíram cidade.
Colaboração: Marciel Araújo
Compartilhe este post