AMARANTE

POLÍTICA

Pedida prioridade para portadores de câncer na vacinação contra a Covid-19

Avatar

Publicado em

POLÍTICA


Usando o tempo de dois minutos, a deputada Teresa Britto (PV) agradeceu o apoio dos colegas ao seu pedido de prioridade para os portadores de câncer na vacinação contra a Covid-19, lembrando que um levantamento das autoridades de saúde apontou que 16% das mortes são de portadores de câncer que se internaram com  o Covid-19. A deputada também destacou o trabalho do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, sobretudo em favor dos moradores de vilas e nos setores da saúde, com reconhecimento nacional pela sua política de educação.

O deputado Francisco Lima (PT) usou também o tempo de dois minutos para reclamar do comportamento de uma rede nacional de TV – que ele não disse o nome – por divulgar fake news dando conta de guerra de gangs na Vila Irmã Dulce, em plena sexta-feira da paixão, quando, na verdade, não houve esse fato.

Limma disse que não tem certeza da motivação para a falsa notícia, mas acha que o objetivo pode ser político, com a finalidade de desacreditar as comunidades pobres da capital.

O deputado Evaldo Gomes (SD) parabenizou a nova diretora-geral da Agência de Regulação dos Serviços Públicos, delegada Anamelka Cadena, aprovada na sessão desta terça-feira (13). O parlamentar agradeceu aos colegas pela aprovação do seu pedido de prioridade para os professores de educação física na vacinação contra a Covid-19.

Leia Também:  Wellington Dias devolve às ruas de Teresina mais de 100 policiais que atuavam em órgãos públicos

A morte do ex-prefeito Firmino Filho foi outro assunto da fala de Evaldo Gomes, quando disse que apesar da divergência política mantinha um bom relacionamento com Firmino Filho, inclusive quando foi vereador.

O deputado Franzé Silva (PT) ressaltou o projeto de sua autoria para que a questão da depressão e do suicídio seja tratada no sentido preventivo. O deputado lembrou que um levantamento mostrou que no Piauí ocorre um suicídio por dia. O Estado é o terceiro com maior número de suicídios, sendoTeresina a campeã entre todos os municípios. Franzé sugeriu a realização de audiência pública na Comissão de Saúde para que essa questão seja discutida com especialistas e autoridades.

O deputado Henrique Pires (MDB) comentou a morte do ex-prefeito Firmino Filho e parabenizou o colega Franzé Silva pelo seu projeto que trata do debate sobre a depressão e o suicídio. Pires falou também sobre a necessidade da desapropriação de um terreno próximo ao HUT para construção de um novo hospital.

O deputado Nerinho (PTB) pediu à direção da Alepi a realização de sessão extra na próxima quinta-feira, para que possam ser aprovados requerimentos que estão se acumulando por falta de sessões regulares, lembrando que novas mensagens do Executivo continuam chegando ao parlamento estadual.

O deputado Cícero Magalhães (PT) explicou a demora na vacinação contra a Covid-19, que segundo ele é pelo fato de não haver vacinas suficientes. Magalhães disse não ter a menor idéia de como o governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, vão solucionar o problema, que coloca em risco todas a população e as categorias profissionais diretamente envolvida na prevenção e tratamento da Covid-19.

A deputada Elisângela Moura (PCdoB) agradeceu aos colegas pela aprovação de requerimentos de sua autoria que trata das prioridades para a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores da agricultura familiar, destacando um congresso realizado nos dias 6,7 e 8, prestigiado pelo governador Wellington  Dias.

Raimundo Cazé – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Franzé Silva anuncia cronograma de vacinação de pessoas com deficiência

Avatar

Publicados

em


A Câmara Técnica de Vacinas (CIB), setor vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), emitiu, nesta quinta-feira (6), a Nota Técnica Nº 02/2021, cujo objetivo é orientar os municípios na condução da campanha de vacinação contra Covid-19 para grupos prioritários – pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, gestantes e puérperas.

A divulgação da Nota Técnica foi pautada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (6). O parlamentar, autor da lei que garante vacinação prioritária contra Covid-19 a pessoas com deficiência (Lei Nº 7.476/202), destacou a importância da definição da ordem de vacinação desses grupos.

“Havia uma indefinição quanto às datas de vacinação e, com a Nota Técnica, temos garantido, definitivamente, o cronograma de vacinação das pessoas com deficiência, orientando os municípios. Estamos, portanto, muito felizes pelo fato de a Sesapi ter estabelecido a vacinação desse grupo de pessoas tão necessitadas”, pontua o deputado Franzé Silva.

A ordem de atendimento, quanto ao grupo de pessoas com deficiência, será de acordo com a disponibilidade de vacinas, sendo vacinadas, primeiro, pessoas com Síndrome de Down de qualquer idade a partir dos 18 anos; pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com paralisia cerebral de qualquer idade a partir dos 18 anos; e pessoas com outras deficiências permanentes.

Leia Também:  Em São Paulo, Regina Sousa entrega imagem de São José a Lula

Assessoria parlamentar – Edição: Katya D’Angelles
 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA