Uma parede desabou após um grupo de fiéis finalizar uma oração no Centro Religioso, em Chapecó-SC, deixando uma mulher morta. A informação foi confirmada Paulo Argeo Lajus, aposentado que estava no local no momento exato do desabamento.
Em meio aos fiéis, além da mulher havia outras 10 pessoas ficaram feridas. “Foi muito rápido […].Terminamos a oração e nos direcionamos para outros setores da casa. Nesse momento, ficaram aproximadamente 30 pessoas no local onde se faz as orações”, relatou.
A Defesa Civil informou que o desabamento ocorreu nessa segunda-feira (23) durante um temporal com rajadas de ventos de aproximadamente 90 km/h. Nesta quarta-feira (25), a Polícia Civil informou que está investigando o caso e possíveis responsabilidades.
A empresa responsável pela construção disse em nota que “se coloca à disposição para prestar o auxílio que for necessário”.
A mulher que morreu no desabamento foi identificada como Helena Bordignon, de 29 anos, professora. O desabamento ocorreu durante um trabalho voluntário realizado pela vítima no local.
Outras vítimas como oito mulheres e dois homens com idades entre 29 e 66 anos ficaram feridos. Um boletim emitido pelo Hospital Regional do Oeste informou que seis pessoas tiveram alta e três ainda seguem hospitalizadas, em observação.
Nota da Empresa Responsável
“O Empreendimento Porto Achiles, por meio da Administradora da Obra Ilha de Obras, vem, com pesar, externar sua solidariedade a todos os membros da Casa Amor e Luz e aos seus familiares e amigos pelo ocorrido na tarde de ontem (23/01/2023).
Os fortes ventos e as fortes chuvas que atingiram a Cidade de Chapecó ocasionaram inúmeros estragos, dentre eles a queda de parte de uma parede do empreendimento.
A Administradora da Obra está em contato com as pessoas que, de alguma forma, foram atingidas e se coloca à disposição para prestar o auxílio que for necessário.”
Nota do Crea/SC
“O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina lamenta profundamente o acidente ocorrido na segunda-feira, 23.01, em Chapecó, com o desabamento da parede de um prédio em obras, causando a morte de uma pessoa e deixando feridas outras dez.
Nesta terça-feira, 24.01, o Crea-SC esteve no local do acidente junto à Defesa Civil e a Prefeitura para acompanhar e colaborar com a apuração dos fatos e dar apoio técnico necessário às autoridades competentes. Informamos que a obra está regular perante ao Crea-SC, com a presença de profissional engenheiro civil habilitado para projeto e pela execução do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) e o registro das ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica.
O Conselho irá aguardar pela perícia e laudo dos órgãos responsáveis, que apontarão as causas que levaram ao sinistro, estando sempre à disposição para cooperar no que for de sua competência. Quaisquer sugestões de possíveis causas antes do resultado final dos trabalhos de perícia se configuram como especulações.
O Crea-SC reafirma com a comunidade o compromisso de manter o zelo com o bem estar e segurança da população nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.”
Com informações do g1
Compartilhe este post